Com o avanço tecnológico e com a transformação digital, a gestão de operações das empresas passa por grandes mudanças que têm impactado diretamente no processo produtivo das organizações.
Entre as mudanças que já ocorreram, vale destacar a ruptura na forma como a área de tecnologia da informação atua nos diversos setores da empresa, assim como nos benefícios diretos desta transformação — a exemplo do aumento de produtividade e da melhoria do processo de tomada de decisão por parte dos gestores.
Diante desse novo modelo operacional, separamos neste artigo 4 vantagens em que a tecnologia tem otimizado a gestão de operações, gerando diversos resultados positivos para as empresas. Confira!
A otimização da gestão de operações com o uso da tecnologia
As atividades de estratégia, governança e gerenciamento geralmente são as primeiras a sentirem o impacto da mudança com o uso da tecnologia nos setores operacionais das empresas.
1. Inventário em tempo real
Uma realidade muito comum dos gestores de TI é não ter a visibilidade total do parque do qual ele tem controle. Muitas vezes, ele fica sabendo da perda de um ativo operacional meses depois de um problema ou incidente — isso quando tem conhecimento. Portanto, é fundamental o acompanhamento em tempo real do inventário de equipamentos que fazem parte do seu processo produtivo.
Na prática, temos como exemplo uma grande empresa de transportes que tem um parque de coletores de dados espalhados por todo o Brasil. Com o uso da tecnologia, o gestor da operação consegue emitir um relatório online do inventário em tempo real, identificando sua localização, nível de bateria e a disponibilidade dos equipamentos dentro do processo de produção.
2. Visibilidade do parque instalado
Além de um inventário, que mostra em tempo real o status do parque da sua empresa, em um controle de ativos é fundamental saber cada tipo de equipamento existente e sua aplicabilidade nos diversos setores da organização.
Essa visibilidade ajuda na decisão dos investimentos a serem realizados na infraestrutura da empresa. É possível saber, com o uso da tecnologia, onde os equipamentos como impressoras, coletores e leitores estão localizados e quando foram adquiridos — justificando, por exemplo, a necessidade ou não de uma atualização ou reposição.
3. Redução de perdas
O que acontece é um efeito em cascata. Com a visibilidade do parque em tempo real, o gestor saberá antecipadamente a necessidade de novos investimentos visando o processo de melhoria contínua das operações ou os casos em que o gasto ocorre em virtude de incidentes, roubos, avarias, equipamentos subutilizados ou fora de uso etc.
Isso gera uma considerável redução de perdas, uma vez que é possível detectar possíveis gargalos devido a falhas na gestão das operações, a falta de padrões que possam garantir a qualidade e manutenção dos equipamentos e, por fim, garantir o retorno dos investimentos realizados.
4. Foco total no core business
Ao realizar a gestão de operações com o uso da tecnologia, o gestor passa a dedicar suas atividades ao processo produtivo da empresa, ou seja, ao core business. Isso não quer dizer que ele deixa de ter a responsabilidade pela gestão de equipamentos, porém, esse processo se torna inteligente e otimizado.
Em termos práticos, a tecnologia faz com que a gestão de operações se torne algo dinâmico e rápido, beneficiando o uso de recursos humanos e financeiros, e auxiliando diretamente no ciclo de melhoria contínua dos processos operacionais da empresa.
Vale ressaltar ainda que todas as vantagens apresentadas aqui no artigo se expandem a outros benefícios diretos, como:
Otimização de investimentos
A otimização de recursos é muito mais relevante que a redução de custos. Para os gestores, isso quer dizer que é possível manter os investimentos em tempos de crise. Isso porque a gestão de operações se tornou um processo eficiente e que demonstra o cenário real da empresa.
Satisfação do cliente
Nesse aspecto, a satisfação é sentida tanto pelos clientes interno — funcionários e fornecedores — quanto pelo consumidor final. A engrenagem funciona perfeitamente e todos sentem esse impacto.
É o retorno sobre o investimento acontecendo em todos os aspectos dentro do ciclo produtivo de qualquer organização, independentemente do seu tamanho ou segmento.
Para saber mais sobre a gestão de operações, descubra agora mesmo os desafios, responsabilidades e o passo a passo de como fazer o gerenciamento eficiente dos processos operacionais de sua empresa.