A tecnologia é uma necessidade absoluta, não podemos escapar disso. Ela tem um papel importante em grande parte dos aspectos de nossas vidas. Em outras palavras, a tecnologia responde a maioria dos problemas da humanidade.
Porém, muitas vezes é uma faca de dois gumes, e com o RFID não é diferente. De acordo com o Centro de Auto-ID na Universidade de Cambridge, o que mais preocupa os consumidores em relação ao RFID é a questão de privacidade. Para derrubar esse e alguns outros mitos, enumeramos algumas crenças derrubadas ao longo do tempo em relação à ela. Confira:
RFID é imperceptível e pode ser utilizada como invasão de privacidade
Um dos aspectos que mais preocupa as pessoas sobre a utilização do RFID é a ideia de que empresas ou até mesmo governos, insiram tags (chips rfid) em suas roupas, tênis, documentos ou qualquer outro item com o intuito de controlarem suas movimentações sem o seu conhecimento.
Os avessos a esta tecnologia dizem que as tags poderiam ser escondidas nessas mercadorias, se tornando imperceptíveis. De fato, os fabricantes poderiam até esconder as tags em seus produtos, mas isso não quer dizer que o RFID possa ser escondido.
Como vimos no post sobre dados e informações perdidos em um Sistema RFID, é necessário toda uma estrutura (física e lógica) para um sistema RFID completo. Os leitores enviam por meio de uma ou mais antenas, sinais de radiofrequência em busca de objetos a serem identificados.
No momento em que um dos objetos é atingido pela radiação, ocorre um acoplamento entre ele e a antena. Isso possibilita que os dados armazenados no objeto sejam recebidos pelo leitor. Dessa maneira, o leitor trata a informação recebida e a envia ao computador.
Ou seja, além das tags, são necessários outros componentes para captação dos dados.
Digamos então, que uma empresa incorpore tags em camisas, em um esforço para identificar e acompanhar os clientes em suas lojas de varejo. O sistema necessita de uma infraestrutura para que todo o ciclo de informações seja captado, ou seja além de esconder a tag, a empresa deveria também esconder toda a infraestrutura (leitores, portais, antenas) o que torna o processo muito complexo e até mesmo inviável.
Além do que, o varejista pego usando RFID sem informar os clientes pode enfrentar um enorme pesadelo judicial. Na história, não há registro de algum fato dessa natureza.
A leitura de um tag é equivalente a violação de privacidade
Este é outro clássico engano que precisa ser abordado. Via de regra, não é possível identificar uma pessoa apenas pela leitura de um tag RFID. Isso porque uma tag possui um número de série, que por sua vez, é associado a uma identidade.
Essa identidade encontra-se em um banco de dados seguro, o que inviabiliza que o simples fato de ler a tag forneça as informações ali contidas. Hoje, por exemplo, provavelmente 30 a 40 milhões de pessoas nos Estados Unidos carregam transponders de RFID em suas carteiras ou em seus carros e jamais tiveram sua privacidade violada
Todo RFID é igual
É fundamental entendermos que existem grandes diferenças no desempenho e no uso de:
- Tags HF
- Tags UHF
- Tags semi-ativas (ou semi-passivas)
- Tags ativas com baterias
- Entre outras
A classificação das etiquetas depende da sua fonte de energia, da frequência e da sua funcionalidade.
É importante entendermos que em meio à tantas possibilidades de violação da segurança, a tecnologia RFID pode e deve ser implantada sem causar danos aos seus usuários. Isso faz com que o seu uso em larga escala seja viável e que a vida das pessoas e das empresas seja facilitada sem nenhum transtorno.
Algumas ferramentas nos permitem deixar o sistema RFID seguro e confiável, como, por exemplo, soluções de criptografia, (assim como já utilizada em e-mails), permitindo que somente o emissor e receptor possam ter acesso às informações contida nas tags.
Assim, qualquer pessoa que tentar captar esses dados ilicitamente terá que decifrar um algoritmo já comprovadamente confiável. Outra maneira é utilizar códigos, ou seja, o conteúdo da etiqueta só poderia ser usado mediante o uso de uma senha.
Enfim, as possibilidades são diversas e a tecnologia RFID vem sendo adotada cada vez mais pelas empresas e corporações ao redor do mundo. Isso mostra que sua confiabilidade e seguridade é cada vez mais crescente.
Quer saber como nossas soluções podem ajudar sua empresa a manter os dados seguros, em tempo real, sem erros? Fale com um de nossos consultores.