Se você está em busca de um parceiro na gestão de coletores de dados e impressoras de térmicas de uma grande indústria, por ser gestor de operações, logística ou tecnologia, e sabe o quanto essa decisão é importante, já que, se algo der errado, é a sua operação que poderá ser prejudicada.
Ou seja, escolher um parceiro de serviço de sustentação dos seus equipamentos pode parecer trivial, mas é de extrema relevância para a estratégia da sua gestão e operação.
Em função disso, listamos aqui 07 cuidados importantes que você deve levar em consideração no momento de avaliação do seu parceiro de gestão de coletores de dados e impressoras térmicas. Vamos lá?
Primeiro cuidado: mais que fornecedor, ele tem que ser seu parceiro estratégico
Observe se a empresa que você está avaliando quer apenas vender novos equipamentos para você, considerando contratos pré-estabelecidos de mercado ou busca entender a realidade da sua operação e ofertar uma solução que de fato resolva o que você precisa: a gestão de coletores de dados e impressoras térmicas da sua empresa.
O que isso quer dizer? A empresa deve estar atenta a sustentar a sua operação dentro da realidade de budget que você possui, mesmo que isso signifique manter o parque atual, sem novas inclusões imediatas.
Além disso, havendo a necessidade de busca de alternativas e desenho de cenários e escopos que sejam específicos e personalizados para sua organização, isso não deve ser um empecilho para dar continuidade ao negócio.
Segundo cuidado: ele compartilha riscos com você
Além de parceiro estratégico, ele acredita na sua operação e compartilha riscos com você.
Ou seja, se algo der errado, ele assume a responsabilidade de penalização. Para isso, proponha a definição de SLAs (Service Level Agreement), que significa “Acordo de Nível de Serviço”.
Os SLAs medem o nível de serviço que está sendo prestado pelo seu parceiro que propõe que, se ele não for seguido, multas sejam executadas.
Se seu parceiro de serviços não está disposto a definir SLAs específicos para a sua operação, desconfie da sua capacidade de entrega do que está sendo oferecido.
Terceiro cuidado: ele possui cases de sucesso implantados
Anteriormente, falamos que você precisa de um parceiro estratégico, que assume riscos com você e um fator muito importante aqui é, você deve agir igual “São Tomé”, tem que ver para crer.
Certamente, se você é pai ou mãe, já passou ou deverá passar pela árdua indecisão de escolher a escolinha do seu bebê. Dá uma insegurança, não é? Você quer ir lá, conversar com os professores, avaliar a higiene do local, pedir indicações…
Analogamente, sugiro que você faça o mesmo com seu parceiro na gestão de coletores de dados e impressoras térmicas, vá onde ele já faz o que está propondo a você pessoalmente.
Converse com o cliente dele, entenda os pormenores da sua proposta, o dia a dia da operação e tire todas as suas dúvidas. Aproveite para fazer benchmarking, falamos sobre isso nesse artigo.
Quarto cuidado: avalie a capilaridade de atendimento do seu parceiro de gestão de coletores de dados e impressoras térmicas
Com a finalidade de entender a capacidade de atendimento do seu parceiro de gestão de coletores de dados e impressoras térmicas, conheça a sua capilaridade de atendimento.
Existe uma grande diferença entre fazer uma gestão regional ou local e uma gestão nacional ou até em outros países.
Se a sua operação é nacional, o seu parceiro deverá atender você localmente, afinal, você busca pela garantia da sua operação.
Assim sendo, se o parceiro que você está avaliando não possui abrangência de atendimento nacional ou através de parceiros certificados, não caia nessa armadilha. Algo certamente dará errado.
Quinto cuidado: conheça pessoalmente a estrutura de atendimento do seu parceiro de gestão de coletores de dados e impressoras térmicas
Surpreendentemente, de uns anos para cá, pipocaram no mercado empresas que se auto intitulam fornecedoras de outsourcing e sustentação de coletores de dados e impressoras térmicas.
Eu digo surpreendentemente, pois não é do dia da noite que uma empresa adquire know-how e estrutura para sustentar operações críticas e nada homogêneas.
Como resultado, temos vários no mercado vendendo contratos padronizados de fabricantes e dizendo que se trata de sustentação da sua operação, não se engane.
Em primeiro lugar, para realizar a gestão dos seus coletores de dados e impressoras térmicas, mais do que entregar manutenção corretiva desses equipamentos, ele deverá entregar comodidade.
Fique atento a algumas perguntas a serem feitas:
- O atendimento será local nas dependências da sua empresa?
- Você terá uma plataforma de atendimento própria do parceiro, onde mais que abrir chamados técnicos, você faz gestão dos coletores de dados e impressoras térmicas?
- Ele oferta níveis de suporte com o propósito de acelerar o atendimento?
- Você possuirá equipamentos de backup para garantir que sua operação não pare?
- Ele assumirá e realizará todo o leva e traz dos seus equipamentos?
- Ele possui estrutura de Customer Service para realizar uma gestão próxima do seu contrato afim de garantir de todas as tratativas sejam executadas?
Ou seja, foque nessa palavra: comodidade. Se algo na oferta lhe parecer padronizado demais e pouco prático, ligue o alerta.
Sexto cuidado: qual é o portfólio desse parceiro de gestão de coletores de dados e impressoras térmicas ?
Eventualmente, você se pega com uma lista de diversos fornecedores, cada um com seu portfólio, porém todos relacionados à gestão dos seus coletores de dados e impressoras térmicas, não é mesmo?
Estamos falando aqui da manutenção dos coletores de dados e impressoras térmicas, fabricante de etiquetas de código de barras, fornecedor de ribbons de qualidade, software de gestão do seu armazém, entre outros.
Diferentemente disso, a nossa sugestão é que você busque um parceiro que esteja compromissado em entregar para você dentro de uma mesma prestação de serviços todos os itens contemplados na sua gestão coletores de dados e impressoras térmicas.
Por que isso? Porque uma vez responsável por toda a sua operação, tendo níveis de SLAs definidos, ele entregará insumos de qualidade, software que realmente funcione e não haverá aquele “empurra-empurra” que conhecemos, quando nenhum fornecedor quer assumir a responsabilidade se algo porventura der errado.
Sétimo cuidado: ele tem foco total na prestação de serviços
Finalmente, e sim, o mais importante, pois contempla todos os cuidados anteriores, é você escolher um parceiro que tenha foco total na prestação de serviços.
Conforme dito anteriormente, existem muitos se propondo a fazer a sustentação dos seus coletores de dados e impressoras térmicas, mas a grande maioria, quer trocar seus equipamentos por novos e surfar na garantia do fabricante.
Para isso, busque por um parceiro que se proponha a fazer um diagnóstico detalhado do seu negócio, entender a fundo o que se passa e onde estão as suas dores. Defina com esse parceiro um escopo de serviços completo, que resolva a criticidade da sua operação e lhe dê tranquilidade para focar no que realmente importa: o seu core business.
E aí? Gostou até agora?
Nós da Cabtec somos uma empresa focada na gestão de coletores de dados e impressoras térmicas e nosso objetivo é desenhar com os nossos clientes uma história de parceria e continuidade.
Prova disso é que nossos maiores clientes, como Vallourec, Hermes Pardini, Patrus, Jamef, Neoenergia, Iveco, CNH, estão espalhados por todo o Brasil e o nosso atendimento é inloco e personalizado.
Com a finalidade de solucionar os casos dentro dos SLAs definidos, nossa equipe própria de Customer Service é treinada e atualizada para atender aos chamados técnicos com agilidade de competência. Nossa plataforma própria de atendimento é suportada por grandes potências, como TOTVs, Salesforce e Movidesk.
Além disso, nossa fábrica de etiquetas própria garante a entrega de insumos de qualidade que contribuem para a continuidade da operação de identificação em nossos clientes, com contratos de recorrência em toda América do Sul.
Enfim, são 27 anos de know how, sempre focados na prestação de serviços de outsourcing e sustentação de coletores de dados e impressoras térmicas para ser replicado em sua operação.