Nunca fomos tão conectados à tecnologia como somos hoje. Consumimos muita informação em pouco tempo, e em questão de segundos conseguimos acessar um código de rastreio que informa onde está a nossa encomenda. Neste cenário, a tecnologia é de extrema importância para a melhor visibilidade, que colabora na resolução dos problemas da gestão de operações.
O aumento da digitalização do comércio, por exemplo, pede que as empresas usem a tecnologia em todas as etapas da gestão de operação. Hoje, o consumidor é exigente e espera receber sua encomenda com rapidez, facilidade e transparência. Portanto, continue a leitura e descubra como esses desafios podem ser resolvidos.
Melhor visibilidade como estratégia
Os dispositivos móveis apresentam amplas possibilidades de uso na gestão de operações. Hoje, esses dispositivos trazem mais controle para todas as etapas, com a rapidez e agilidade necessárias para oferecer a melhor experiência ao cliente. Por meio dos smartphones, os colaboradores podem ter uma melhor visibilidade de todos os processos.
Assim, é possível fazer tudo. Desde a digitalização do armazém, localização dos itens por meio do inventário digital e toda a gestão de operações de forma inteligente. Além de facilitar todas as etapas da gestão de operações, os dispositivos móveis permitem a melhor visibilidade de possíveis problemas.
Vamos supor que algum item esteja faltando no estoque. Sem o uso dos dispositivos móveis, demoraria muito mais tempo para perceber esse problema. Em gestões manuais, por exemplo, um cliente poderia comprar este produto e apenas depois se notaria a falta no estoque.
Um problema e tanto para resolver, pois é um desafio lidar com a quebra de expectativa do cliente, que pode resolver ser um detrator da sua marca.
Melhor visibilidade evita erros cruciais nas operações
Um cliente detrator é aquele que após uma experiência ruim passa a fazer uma propaganda negativa da marca. Seus relatos negativos podem se restringir às pessoas próximas, mas em alguns casos eles usam as redes sociais, transformando a situação em um grande desafio para as empresas. A agilidade promovida pela melhor visibilidade é capaz de evitar uma série de problemas. Veja as vantagens.
Mais transparência nos processos
O objetivo da melhor visibilidade é trazer transparência em todas as etapas de produção, desde a fabricação até a entrega ao cliente. A melhor visibilidade permite rastrear a origem dos insumos, bem como os processos que passaram até as últimas etapas. Assim, os colaboradores podem supervisionar melhor cada etapa, além de entenderem a cadeia de produção com uma visão holística, ou seja, uma visão do todo.
Como veremos nos próximos tópicos, a transparência nos processos também é benéfica para o relacionamento com o cliente. Hoje, muitos consumidores estão antenados em diversas questões e a ética por trás da produção é um tema de crescente interesse. Pela transparência é possível observar todas as etapas das operações.
Expedições e entregas ágeis
Quando alguém compra uma mercadoria pela internet, tudo que deseja é receber esse item rapidamente em casa. O tempo de entrega pode tanto trazer uma avaliação positiva, como uma péssima impressão. Com uma melhor visibilidade os processos são menos complicados, desde a expedição do produto no armazém, até a etapa de entrega.
Na empresa, os colaboradores ficam de olho em cada etapa, em tempo real, a fim de evitar qualquer erro que possa comprometer os prazos. Assim, mesmo diante de alguns problemas, é possível tomar as medidas necessárias, como por exemplo, avisar o cliente e compensá-lo de alguma forma pelo imprevisto.
Fácil detecção de erros e problemas
A melhor visibilidade na gestão de operações trata não só de prevenir problemas, mas também de detectar com mais facilidade. Assim, é muito difícil que um item errado seja empacotado e enviado ao cliente. Da mesma forma que os prazos dificilmente são ultrapassados.
Mas caso aconteça algum problema em alguma das etapas, é possível detectar em tempo real. Assim, os colaboradores responsáveis podem tomar as medidas necessárias para a contenção de danos. A melhor visibilidade também se trata de uma maior integração entre todos os processos e eles incluem o destinatário, que é o cliente.
Integração entre os processos e o cliente
Você, como cliente, já deve ter notado que ao fazer compras pela internet, algumas empresas oferecem informações detalhadas sobre o processamento do pedido. Alguns sites informam quando o produto está em separação, quando foi embalado, além de todas as etapas do trajeto. Tudo isso acontece graças à integração dos processos, possibilitando uma melhor visibilidade também para o cliente.
Redução de custos
Por fim, o que as empresas desejam com o uso da tecnologia é a redução de custos pela otimização da gestão de operações, não é mesmo? Digitalizar os processos garante redução de perdas no estoque, cancelamentos de compras por atraso, além de melhorar a experiência do cliente.
Vale lembrar que um cliente satisfeito é capaz de se tornar um defensor da sua marca, fazendo uma ótima propaganda.
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