Nos últimos anos, a palavra “tecnologia” se tornou sinônimo de redução de custos, aumento de produtividade, melhoria do processo de tomada de decisão, entre outros. É por isso que hoje, muitos gestores, preocupados em se adaptar às últimas tendências, estão apostando em novas tecnologias para a gestão de operações.
Seu grande desafio é manter o controle sobre uma série de atividades com diferentes níveis de complexidade e que demandam um monitoramento constante. Por isso, neste post, mostraremos de que forma a tecnologia pode otimizar a gestão de operações da sua empresa e garantir que você esteja no controle de tudo. Confira!
O que a tecnologia faz pela gestão de operações
Inventário em tempo real, visibilidade do parque instalado, redução de perdas e foco no core do seu negócio. Esses são alguns dos processos que exigem sistemas automatizados para garantir a qualidade da sua gestão de operações. Conheça o papel da tecnologia em todos deles.
Controla seu inventário em tempo real
Talvez esse seja um dos maiores desejos de todo gestor. Felizmente, com a tecnologia, você pode dar adeus àquela espera de um período inteiro para receber um balanço completo do seu inventário. Agora é possível acompanhar seu estoque de forma online e saber exatamente o horário, quem movimentou determinado item e para onde ele foi.
Entre os outros benefícios de controlar o inventário em tempo real, estão:
-
Identificar itens com alta demanda durante determinado período;
-
Antecipar-se a situações de falta de estoque ou estoque excessivo;
-
Otimizar o processamento de pedidos, sabendo o que pode e não vender.
Estoques com grande movimentação podem contar com a tecnologia RFID na gestão das operações, que garante precisão e rapidez na detecção das tags dos ativos. Para que o sistema funcione, é preciso de uma antena que sirva como receptor e tags que rastreiam os itens no estoque.
Otimiza a visibilidade do parque instalado
Esta vantagem é voltada principalmente às empresas varejistas que atuam com atendimento multicanal ou mesmo àquelas que possuem representantes e vendedores externos. Se algum desses é o seu caso, a visibilidade do seu estoque é importante para você enxergar a disponibilidade tanto de matérias-primas quanto de produtos finais.
Assim, você poderá melhorar o seu atendimento ao fornecer feedbacks precisos sobre prazos reais de entrega, evitando vender o que não existe ou mantendo seu cliente a par das previsões. Ter a visibilidade do seu parque instalado também permite criar relatórios detalhados para colaborar na auditoria, tributação e requisitos de qualidade.
Reduz a perda ou o acúmulo de ativos
Para além de localizar de um ativo perdido, a tecnologia possibilita você trabalhar na previsão de demanda. Ao estimar quanto será vendido de cada item, você planeja a sua produção de forma analítica, e não intuitiva. Consequentemente, isso evita que você acumule ativos em estoque tanto por produção excessiva quanto por falta de procura.
Isso pode ser um risco se você trabalha com produtos perecíveis, que devem ser descartados após a validade. Portanto, tenha à disposição um sistema que registre o histórico de meses ou anos passados. Assim, você tem uma base para decidir como equilibrar seu estoque.
Permite focar no core do seu negócio
Um gestor de operações eficiente deve se preocupar mais com questões estratégicas do que necessariamente com o controle do seu estoque. Ao optar pelo outsourcing, por exemplo, você ganha tempo para observar as flutuações de preço e usar a sazonalidade a seu favor nas vendas da sua empresa.
Se existem produtos de inverno acumulados em pleno verão, pode ser que você não tenha se planejado adequadamente. Seu papel, então, é fazer uma parceria com o gestor de marketing para, em conjunto, promoverem ações promocionais com foco em queimar esse estoque parado.
Todas essas vantagens estão permitindo que muitos gestores desburocratizem processos internos, evitem erros, reduzam custos, aumentem a produtividade e tornem a gestão de operações muito mais eficiente. Tudo isso está impactando positivamente nos resultados de suas empresas — o que é benéfico, principalmente, em épocas de crise econômica.
Viu só de quantas formas diferentes a tecnologia pode otimizar a gestão de operações? Se você quiser ajuda para também melhorar seus processos, entre em contato conosco!