A tecnologia pode ser uma aliada de médicos, clínicas e hospitais. Não só equipamentos e softwares complexos mas dispositivos móveis podem melhorar a assistência médica domiciliar presencial e virtual.
Os avanços tecnológicos vêm transformando a assistência médica de modo que a transformação digital aproxima o médico do paciente.
Até mesmo sem estar presencialmente na casa do paciente o médico pode prestar assistência médica virtual e assim prestar um serviço mais atencioso mesmo a distância.
3 coisas que você precisa saber para se tornar “future ready”.
Veja as principais vantagens de automatizar a beira de leito com coletor de dados..
Veja como dispositivos móveis podem melhorar a assistência médica no domicílio do paciente.
Transformação digital na medicina
A medicina é uma das ciências que mais avança desde os primórdios da humanidade, com uma escala de avanço exponencial as tecnologias médicas ficam ultrapassadas por questão de meses nos últimos tempos.
A rotina médica em hospitais e clínicas não é a mais a mesma do que era a cinco anos atrás. Isto porque tecnologias móveis ficam cada vez mais acessíveis e presentes na medicina.
Um celular ou tablet conectado à internet que antes tinha seu principal uso como uma forma de entretenimento, hoje é usado por médicos e pacientes para uma comunicação mais efetiva.
E principalmente durante a pandemia foi necessário que doentes, fosse qual for a natureza da doença, evitem hospitais diante medo de contrair uma doença ainda mais grave.
Não só pacientes, mas também médicos, enfermeiros e toda a equipe hospitalar se encontravam em grave perigo.
Assim, o celular tornou-se uma solução eficiente para conectar pacientes e médicos com segurança através da internet.
De forma que o paciente podia relatar seus sintomas e o médico, por sua vez, diagnosticar, retirar dúvidas e receitar medicamentos. Tudo isto no conforto do lar sem ter que enfrentar filas em um ambiente estressante, para o paciente, como hospitais e clínicas.
Claro que é somente um exemplo das vantagens que a tecnologia móvel tem para oferecer a medicina e aos médicos em geral.
Conheça o case de sucesso da automatização da beira leito no hospital Lifecenter
Entenda mais sobre a telemedicina
Telemedicina
Também conhecida como medicina remota é o atendimento médico sem a necessidade de deslocamento até o hospital ou do médico até a residência do paciente.
A telemedicina está devidamente autorizada no Brasil, desde de abril de 2019, e encontra regulamento na lei n.º 13.989/20. O objetivo é diminuir aglomerações e excesso de trabalho em hospitais.
É, portanto, um atendimento virtual geralmente feito por meio de videoconferência por aplicativos de transmissão de imagem e som.
Já vinha sendo utilizada pelo mercado médico, em especial quando havia a necessidade de acompanhamento contínuo ganhando força com a pandemia.
Espera-se que a telemedicina vire tendência no pós-pandemia, havendo a preferência de pacientes de serem tratados diretamente de suas casas sem o contato presencial com um médico.
A telemedicina inclui:
- • Teleorientação• Teleinterconsulta• Telemonitoramento• Teleorientação• Teleconsulta
É claro que algumas situações específicas ainda será necessário a presença do paciente em hospitais, para exames e ministrar medicamentos ou cirurgias. Mas a questão é que com a telemedicina diminui-se a presença desnecessária em hospitais e clínicas.
Vejamos mais benefícios de celulares e tablets para o atendimento médico.
Benefícios dos dispositivos móveis para o atendimento domiciliar presencial ou virtual
O atendimento médico presencial otimizado pelo uso de dispositivos móveis possui inúmeras vantagens tanto para médicos como para pacientes.
A telemedicina representa uma economia de despesas, com a desnecessidade de deslocamento, a telemedicina trouxe uma consulta médica de fácil e rápido acesso.
Através de poucos cliques o paciente conecta-se com o profissional médico no conforto do seu lar sem ter que enfrentar trânsito e filas.
Não só vantagens econômicas, mas traz um fator social através de mais acessibilidade. Isto porque muitas pessoas não podem, ou possuem grande dificuldade de se deslocarem até o hospital.
Ou por morarem muito longe do centro urbano ou por terem alguma deficiência física não conseguem se deslocarem facilmente até o médico, assim, um celular garante o atendimento de forma muito mais fácil.
O dispositivo móvel traz maior agilidade e otimização do tempo, tanto de forma presencial como virtual, para ambas as partes
Para o médico o uso de um celular ou tablet permite o envio e acesso a documentos, com receitas, laudos, exames, entre outros, de forma mais rápida.
Desta forma, possibilita o atendimento presencial em domicílio sem ter que levar uma grande carga de papéis.
Inclusive, existem softwares que coletam dados e disponibilizam a informação através de armazenamento de nuvem, garantindo que o médico possa acessá-los de qualquer lugar do mundo.
Por fim, dispositivos móveis possibilitam um atendimento mais humanizado permitindo que o médico exerça um atendimento focado na prevenção e estimular boas práticas de saúde e mudanças comportamentais para trazer uma melhor condição de vida ao seu paciente.