A gestão da inovação é o conjunto de processos implementado em uma empresa com o objetivo de estimular a geração de novas ideias. Assim, a intenção é criar uma estrutura que seja propícia para ideias criativas surgirem, soluções inovadoras e o contínuo aprendizado de toda a equipe.
Engana-se quem imagina que a inovação está ligada apenas ao uso de novas tecnologias ou criação de novos produtos. Trazer ideias criativas e inovar processos diz respeito a todos os setores de uma empresa, incluindo RH, financeiro, vendas e todos os demais departamentos.
Quer saber mais detalhes e como funciona? Continue conosco e entenda.
O que é gestão da inovação?
Inovação é sinônimo de transformação. Assim, quando falamos em inovar algo em uma empresa, também falamos em transformar algum processo que precise de melhorias. No entanto, essa transformação precisa nascer de uma ambiente propício a implementar a inovação de verdade. Ou seja, não basta apenas que ideias criativas surjam, elas precisam ter continuidade para promover a transformação.
É por isso que o conceito de gestão da inovação existe, pois a sua aplicação garante o constante aperfeiçoamento dos processos. Com o método é possível trazer estratégias para motivar a equipe a compartilhar as ideias, além de observar as possibilidades de implementação. A gestão é contínua e de forma integrada em todos os setores da empresa.
O conceito de gestão da inovação já existe há algumas décadas e foi apresentado pela primeira vez por Joseph Schumpeter, em 1993. Em seu estudo: “Ciclos de negócios: uma análise teórica, histórica e estatística do processo capitalista”, Schumpeter reforça que as inovações são as principais alavancas para o sucesso na economia capitalista. Assim, é preciso que as empresas modifiquem de forma significativa seus processos.
Contudo, naquela época, o processo da inovação era algo muito restrito e direcionado a um seleto grupo de pesquisadores. Muitas empresas apostaram em departamentos específicos para a inovação, assim, a transformação acontecia de forma linear e vertical. Hoje, as empresas mais inovadoras buscam trazer a inovação de forma vertical, ou seja, toda a empresa é motivada a participar.
Ao enxergar a empresa como um todo e não como um conglomerado de departamentos, a transformação pelas ideias inovadoras realmente encontram um terreno fértil para florescer. É dessa forma que a empresa pode se tornar mais criativa.
Após 2011, com o surgimento do que é conhecida como a quarta revolução industrial, esse processo se tornou ainda mais relevante. Com o avanço das tecnologias, as empresas puderam implementar com mais facilidade a gestão da inovação. Afinal, a automatização de processos traz mais tempo para pensar em soluções inovadoras para os diversos departamentos e processos de um negócio.
Como implementar a gestão da inovação?
Até aqui explicamos o que é o conceito, mas por ser bastante abrangente, pode parecer complexo implementar. Realmente exige um bom planejamento para colocar a gestão da inovação em prática em uma empresa. Afinal, diversos setores vão passar por transformações. Então, vamos te explicar por partes, passo a passo, como colocar em prática esse conceito.
1. Faça um diagnóstico da atual situação da empresa
Observar o ponto de partida é a melhor maneira para determinar onde a empresa deseja chegar. Pense em quais problemas poderiam ser resolvidos pela gestão da inovação. A empresa precisa criar novos produtos? Precisa otimizar sua logística? Precisa eliminar ruídos entre os diferentes departamentos? É necessário fazer um diagnóstico completo da empresa para saber por onde começar.
A análise SWOT, bastante utilizada no ramo publicitário, pode te ajudar a conhecer as forças, necessidades, ameaças e oportunidades do negócio. Entenda como funciona.
- S (strengths ou forças): as vantagens da empresa perante as demais. O posicionamento, qualidade dos produtos, autoridade no nicho de atuação e qualquer outra vantagem perante a concorrência.
- W (weakness ou fraquezas): o que precisa melhorar no momento. Por exemplo, muitos processos manuais e muitos erros por conta da ausência de tecnologia.
- O (opportunities ou oportunidades): fatores externos ao negócio que impactam positivamente. Por exemplo, crescente interesse do público no nicho.
- T (threats ou ameaças): fatores externos que ameaçam a empresa. Por exemplo, crise econômica ou grande concorrência.
2. Defina aonde a sua empresa quer chegar
Toda empresa deve ficar de olho na concorrência e buscar inspirações. Assim, é possível definir aonde o negócio quer chegar a partir das inovações. Estude cases de sucesso em conjunto com diferentes departamentos da empresa e observe o que pode ser uma inspiração. Adapte ideias que deram certo de forma original para o seu negócio.
3. Implemente a cultura da inovação
É comum que o time de uma empresa se sinta retraído em pensar em inovações, isso porque a hierarquia comum não estimula a cultura da inovação. É importante ter um líder motivador que estimule o time a pensar com criatividade. É possível também investir em palestras com especialistas para implementar um novo ambiente na organização. De forma geral, mostre diariamente que toda ideia é importante.
4. Crie um fluxo de inovação
Criatividade é como um músculo, que precisa ser exercitado para crescer. É por isso que o processo deve ser bem estruturado para ser contínuo. Um bom exemplo é o seguinte:
- Geração de ideias
- Filtragem de ideias: quais são possíveis e quais não
- Avaliações de implementação considerando o setor financeiro e técnico
- Concretização
- Avaliação dos resultados.
5. Observe os indicadores de desempenho
A gestão de inovação é um processo constante, pois sempre há pontos a serem transformados em uma empresa.
Por isso, observe os indicadores de desempenho para saber quais ideias foram bem sucedidas e quais podem ser transformadas. O indicadores de desempenho (Key Performance Indicators – KPIs) servem para medir o progresso das inovações na empresa. O índice avalia:
- Quantidade de ideias úteis geradas, bem como porcentagem de ideias por colaborador.
- Número de projetos em andamento
- Quantas ideias foram implementadas com sucesso
- Porcentagem de implementação com sucesso
- Retorno sobre o investimento (ROI).
Ao avaliar estes aspectos é possível determinar se a gestão de inovação traz impactos positivos para a empresa. Além disso, ajuda a dar continuidade nas estratégias desenvolvidas até o momento.
Gostou de saber mais sobre a gestão da inovação? Então leia também nosso artigo sobre como se tornar um future ready.