Saiba porque um WMS pode ser a solução que você precisa para uma gestão de sucesso
Quem lida com logística interna, gestão de inventário, movimentação de armazém e controle de estoque muitas vezes enfrenta problemas que podem gerar prejuízos financeiros e muita dor de cabeça.
Erros na gestão da armazenagem causados pela falta de conferência na entrada de mercadorias são muito comuns, já que fornecedores frequentemente enviam pedidos com quantidades diferentes da solicitada, produtos não solicitados ou mercadorias com preços diferentes do acordado em contrato, e por isso é muito importante estar atento ao momento de entrada do material para evitar fraudes e manter o controle de estoque.
As falhas no fator de conversão também são recorrentes e, quando as embalagens não são cadastradas de acordo com a quantidade de itens que elas contêm, quase sempre provocam erros em cascata que prejudicam toda a gestão da armazenagem, alteram o inventário e trazem um enorme retrabalho para a equipe.
Isso sem falar na perda de produtos por validade vencida e na falta de espaço causada por um estoque acima do necessário, nos erros que acontecem em relatórios e demonstrações que poderiam ser evitados por um registro correto de movimentações e inúmeras outras complicações de logística e armazenamento.
E como resolver tudo isso?
Para evitar problemas e manter o seu estoque totalmente controlado, você precisa realizar inventários periódicos, cadastrar os itens de acordo com as suas características e manter os produtos armazenados corretamente, aproveitando o espaço disponível e respeitando as especificações de armazenagem de cada item.
Utilizar técnicas como o PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair) também ajuda a organizar as prateleiras e locais de estocagem para garantir que os produtos que chegaram antes saiam primeiro e, consequentemente, não envelheçam e tenham a data de validade extrapolada.
É importante também realizar o registro específico da mercadoria, com informações completas de cada tipo de produto. Assim, você facilita a consulta e a busca por produtos, economiza tempo e evita erros.
Gerenciar um armazém não é tarefa fácil, mas pode se tornar um trabalho muito mais simples com o auxílio de um WMS (Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém).
Com um software desenvolvido especialmente para organizar e controlar estoques de forma totalmente automatizada, você pode acompanhar, em tempo real, tudo o que acontece no seu armazém, evitar prejuízos e ganhar tempo para se atualizar e crescer profissionalmente. Modernizar as suas operações logísticas pode potencializar suas estratégias de negócios com agilidade, flexibilidade e muito mais economia.
Ficou interessado e quer saber mais sobre como facilitar a sua rotina? Clique aqui:
CTA: Quero saber mais!