Prevenção e controle de perda é um assunto que temos escutado muito e surge a impressão de ser mais um tema do momento, mas não é bem assim.
Mas afinal, você sabe o que é prevenção e controle de perdas ou só ouviu falar?
Bom, a prevenção e controle de perdas é uma técnica de gestão organizacional que envolve vários processos e ferramentas, com objetivo de prevenir, combater e eliminar perdas potenciais – como o próprio nome sugere -, além de ser uma ferramenta poderosa de proteção do patrimônio da organização, agindo diretamente no combate ao desperdício, às fraudes e furtos.
Bonito de se ler não é? Mas como colocar em prática?
Primeiramente, é interessante que você saiba o porquê da importância do controle e prevenção de perdas aí na sua gestão.
Com as técnicas de prevenção e controle de perdas, você age diretamente na causa do problema e não fica “enxugando gelo”, se preocupando com a consequência, que na maioria das vezes é a perda de lucro.
Você combate as falhas que ocasionam as perdas, e esse controle atua diretamente no desperdício, reduzindo gastos desnecessários e consequentemente trazendo seu lucro de volta.
Resumindo, é uma forma que você tem de manter o controle em suas mãos, melhorando a saúde financeira do seu negócio.
Neste artigo traremos dicas práticas que você pode aplicar já em sua organização e sentir os resultados rapidamente. Vamos lá?
01 – Se preocupe com a tríade: Pessoas, Processos e Tecnologia
Ao se pensar na implantação das técnicas de prevenção e controle de perdas, não tem como descartar a necessidade de revisão dos seus processos internos, treinamento e adesão do seu time e uma ótima ferramenta tecnológica para apoiar a gestão.
Não adianta comprar a mais alta tecnologia, se a tríade não estiver bem coesa. É fundamental que você adeque o uso da ferramenta aos processos estabelecidos e mais importante ainda é desenvolver esse trabalho de forma muito alinhada com as pessoas envolvidas.
02 – Pensando em processos
Implantação de um controle eficaz do seu estoque
Pare tudo se você está pensando em prevenção e controle de perdas, se faz o controle do seu estoque com prancheta e planilha de Excel. Esqueça isso.
A automatização dos processos internos do seu estoque gera visibilidade online do andamento do Recebimento, Armazenamento, Separação e Expedição, o que permite que você possa atuar imediatamente em gaps que surgirem.
Sendo assim, não siga em frente sem pesquisar mais profundamente sobre as melhores práticas para implantação de coletores de dados, impressoras de código de barras e etiquetas de código de barras. Mais para frente falaremos ainda sobre o WMS.
Criação e divulgação do processo/ política interna
Conforme falamos, tecnologia sem um processo bem definido e pessoas engajadas, é custo.
Sendo assim, entenda seus processos internos, envolva as pessoas que considera formadoras de opinião dentro do seu negócio e desenvolva um processo totalmente voltado para prevenção de controle de perdas, mas que esteja alinhado com a sua realidade.
Um fato que você deve ter em mente: processo descrito só para burocratizar o dia a dia do usuário, será burlado.
03 – Cuidando de pessoas
Criação de um núcleo focado em prevenção e controle de perdas
Toda empresa possui em cada setor um líder nato, formador de opinião e que influencia as pessoas ao seu redor. Traga esses influenciadores para perto.
Crie um núcleo de prevenção e controle de perdas e o mantenha na linha de frente na implantação da nova cultura. Faça com que esse núcleo participe, desde a descrição do processo até a escolha do software e implantação das técnicas.
Implantação de indicadores de desempenho
Você quer que a sua cultura de prevenção e controle de perdas cresça dentro da sua empresa, e, para isso, é preciso avaliar constantemente o desempenho, saber se está alcançando as metas que foram traçadas no planejamento do projeto.
Esses indicadores o ajudarão a ter o máximo de visibilidade possível do andamento e resultado da prevenção e controle de perdas.
Assim, com esses indicadores você conseguirá melhorar ou modificar a estratégia de acordo com esses dados.
Treinamento e monitoramento contínuo do time
Comunicação é fundamental. Aposte no apoio do seu núcleo de prevenção e controle de perdas, para criar um cronograma de treinamento contínuo sobre o tema.
É preciso convencer a todo o time sobre o uso consciente dos recursos e como as perdas impactam os resultados do negócio de forma negativa.
Se a empresa cresce, eles crescem também. É importante que seus usuários se sintam pertencentes ao processo e também cuidem para que ele seja um sucesso crescente.
04 – Aposte em tecnologia
Como eu disse, não considere implantar um processo muito bem elaborado de prevenção e controle de perdas sem a automatização dos seus processos internos e, para isso, você precisará também de um bom WMS e um ERP.
Inclusive, escrevi esse artigo aqui que explica a diferença entre eles, vale a pena ler.
Resumindo, o ERP e o WMS se completam como ferramentas estratégicas de apoio na gestão do controle de armazenagem e expedição de produtos da sua empresa e saber como eles podem ser seus aliados no dia a dia é fundamental.
Ou seja, você pode e definitivamente é uma boa ideia colocá-los para trabalhar juntos: o seu ERP e o WMS. Use a tecnologia para entregar a assertividade e a resposta rápida que você precisa na prevenção e controle de perdas.
E como a Cabtec pode lhe ajudar nisso?
A Cabtec é uma empresa especialista em outsourcing de rastreabilidade, identificação de captura automática de dados.
Como poucas, é uma empresa que atua no processo de automatização por completo, desde no outsourcing de hardware, etiquetas de código de barras e ribbons além de toda sustentação da operação dos clientes, atuando fortemente na entrega de resultados positivos que são facilmente medidos através dos indicadores que você implantou na prevenção e controle de perdas.
Além disso tudo, a Cabtec possui o GTI Plug, que é um WMS que foi projetado para ser simples. Por isso, ele é online, de fácil implementação, integra com os mais robustos ERPs do mercado.
Ele é preparado tanto para o código de barras quanto RFID, tem uma interface amigável e responsiva além de possuir seu formato de cobrança por mensalidade, com planos mensais e anuais.
Então, se podemos simplificar, para quê complicar, não é mesmo?