Nós sabemos que quem está à frente de um negócio que envolve o planejamento de certos serviços de logística e de distribuição de produtos ou transporte de pessoas, sempre deve se atentar ao controle de resultados e à redução das despesas nas suas operações.
Sendo assim, no artigo de hoje vamos oferecer algumas dicas úteis para ajudar na gestão de frotas utilizando tecnologia RFID. Quer saber quais são elas?
Os gastos de uma frota
Para começar, nós estamos passando por um momento econômico em nosso país um tanto quanto complexo. E que ainda não apresenta perspectivas de melhora. Independente de cenários como este, as empresas acabam buscando sempre alternativas que ajudem a contornar alguns problemas e manter os resultados em um nível aceitável.
Em nossas constantes conversas com gestores, diretores e coordenadores de empresas que possuem frotas próprias ou de terceiros, escutamos frequentemente que os benefícios da implantação de projetos de controle da frota via RFID têm ultrapassado as suas expectativas.
No caso específico das frotas, elas inevitavelmente geram gastos. Além disso, exigirem cuidados dos profissionais que estão diretamente ligados a tais operações: dos motoristas aos mecânicos, dos gestores de frota aos profissionais que lidam com os softwares de controle.
Mas é preciso saber que existem maneiras para encontrar os pontos onde é possível controlar e economizar.
Como economizar utilizando o RFID?
A solução que tem se mostrado extremamente eficiente, é o controle da frota utilizando a tecnologia RFID. Mas é claro que nada disso seria possível sem um software onde os responsáveis possam verificar:
- Gráficos
- Relatórios
- Pontos de melhorias
- Informações preditivas
- Alertas
- Indicadores de ociosidade
- Controle de entrada e saída
- Parqueamento
- Entre outros.
E o Software GTI FROTA faz esse papel! E muito bem, diga-se de passagem, fornecendo todas as informações em tempo real e sem falhas!
O que é o GTI FROTA?
O acompanhamento de cada veículo da frota em sua planta pelo GTI FROTA, faz com que o gestor tenha uma ação mais rápida mediante determinados erros ou prejuízos.
E isso vai além de uma simples conferência. Ou seja, o responsável poderá, por exemplo, verificar nos relatórios e nos gráficos a ociosidade de um certo veículo, indicando assim a alocação deste em uma outra atividade, excluindo a necessidade de compra de um novo carro, caminhão ou ônibus por exemplo.
Um outro exemplo é saber o momento exato em que um determinado veículo entrou ou saiu e quanto tempo ele permaneceu em sua planta. Ter respostas sobre qual área da empresa ele acessou, quanto tempo ficou parado e porque, se ele está autorizado a sair, é fundamental para qualquer gestor.
E é nesse e em outros aspectos que GTI FROTA pode auxiliar, respondendo todas essas incógnitas em tempo real.
Nesse sentido, fazer o adequado acompanhamento desses indicadores sua frota pode, de fato, ajudar a reduzir os custos. A partir de certos diagnósticos e da compreensão de alguns dados de resultado que GTI FROTA lhe fornece em tempo real, vai ser possível até analisar tendências a longo prazo.
Programe seus relatórios em uma base diária, semanal ou mensal, de acordo com os parâmetros que deseja averiguar. Então, não os perca mais de vista!
Temos clientes com operações consideradas mais simples, médias ou mais complexas. Não importa o tipo de operação ou a quantidade de veículos, fato é que o GTI FROTA irá auxiliar a resolver estes problemas.
Gostou desta solução? Se ainda restou alguma dúvida, entre em contato com nossos consultores!