Nunca fomos tão conectados à tecnologia como somos hoje. Consumimos muita informação em pouco tempo, e em questão de segundos conseguimos acessar um código de rastreio que informa onde está a nossa encomenda. Neste cenário, a tecnologia é de extrema importância para a melhor visibilidade, que colabora na resolução dos problemas da gestão de operações.
O aumento da digitalização do comércio, por exemplo, pede que as empresas usem a tecnologia em todas as etapas da gestão de operação. Hoje, o consumidor é exigente e espera receber sua encomenda com rapidez, facilidade e transparência. Portanto, continue a leitura e descubra como esses desafios podem ser resolvidos.
O que você vai encontrar neste artigo:
Melhor visibilidade como estratégia
Os dispositivos móveis apresentam amplas possibilidades de uso na gestão de operações. Hoje, esses dispositivos trazem mais controle para todas as etapas, com a rapidez e agilidade necessárias para oferecer a melhor experiência ao cliente. Por meio dos smartphones, os colaboradores podem ter uma melhor visibilidade de todos os processos.
Assim, é possível fazer tudo. Desde a digitalização do armazém, localização dos itens por meio do inventário digital e toda a gestão de operações de forma inteligente. Além de facilitar todas as etapas da gestão de operações, os dispositivos móveis permitem a melhor visibilidade de possíveis problemas.
Vamos supor que algum item esteja faltando no estoque. Sem o uso dos dispositivos móveis, demoraria muito mais tempo para perceber esse problema. Em gestões manuais, por exemplo, um cliente poderia comprar este produto e apenas depois se notaria a falta no estoque.
Um problema e tanto para resolver, pois é um desafio lidar com a quebra de expectativa do cliente, que pode resolver ser um detrator da sua marca.
Melhor visibilidade evita erros cruciais nas operações
Um cliente detrator é aquele que após uma experiência ruim passa a fazer uma propaganda negativa da marca. Seus relatos negativos podem se restringir às pessoas próximas, mas em alguns casos eles usam as redes sociais, transformando a situação em um grande desafio para as empresas. A agilidade promovida pela melhor visibilidade é capaz de evitar uma série de problemas. Veja as vantagens.
Mais transparência nos processos
O objetivo da melhor visibilidade é trazer transparência em todas as etapas de produção, desde a fabricação até a entrega ao cliente. A melhor visibilidade permite rastrear a origem dos insumos, bem como os processos que passaram até as últimas etapas. Assim, os colaboradores podem supervisionar melhor cada etapa, além de entenderem a cadeia de produção com uma visão holística, ou seja, uma visão do todo.
Como veremos nos próximos tópicos, a transparência nos processos também é benéfica para o relacionamento com o cliente. Hoje, muitos consumidores estão antenados em diversas questões e a ética por trás da produção é um tema de crescente interesse. Pela transparência é possível observar todas as etapas das operações.
Expedições e entregas ágeis
Quando alguém compra uma mercadoria pela internet, tudo que deseja é receber esse item rapidamente em casa. O tempo de entrega pode tanto trazer uma avaliação positiva, como uma péssima impressão. Com uma melhor visibilidade os processos são menos complicados, desde a expedição do produto no armazém, até a etapa de entrega.
Na empresa, os colaboradores ficam de olho em cada etapa, em tempo real, a fim de evitar qualquer erro que possa comprometer os prazos. Assim, mesmo diante de alguns problemas, é possível tomar as medidas necessárias, como por exemplo, avisar o cliente e compensá-lo de alguma forma pelo imprevisto.
Fácil detecção de erros e problemas
A melhor visibilidade na gestão de operações trata não só de prevenir problemas, mas também de detectar com mais facilidade. Assim, é muito difícil que um item errado seja empacotado e enviado ao cliente. Da mesma forma que os prazos dificilmente são ultrapassados.
Mas caso aconteça algum problema em alguma das etapas, é possível detectar em tempo real. Assim, os colaboradores responsáveis podem tomar as medidas necessárias para a contenção de danos. A melhor visibilidade também se trata de uma maior integração entre todos os processos e eles incluem o destinatário, que é o cliente.
Integração entre os processos e o cliente
Você, como cliente, já deve ter notado que ao fazer compras pela internet, algumas empresas oferecem informações detalhadas sobre o processamento do pedido. Alguns sites informam quando o produto está em separação, quando foi embalado, além de todas as etapas do trajeto. Tudo isso acontece graças à integração dos processos, possibilitando uma melhor visibilidade também para o cliente.
Redução de custos
Por fim, o que as empresas desejam com o uso da tecnologia é a redução de custos pela otimização da gestão de operações, não é mesmo? Digitalizar os processos garante redução de perdas no estoque, cancelamentos de compras por atraso, além de melhorar a experiência do cliente.
Vale lembrar que um cliente satisfeito é capaz de se tornar um defensor da sua marca, fazendo uma ótima propaganda.
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