No mercado, é possível encontrar vários tipos de leitores de códigos de barras, desde os fixos e manuais até os 2D e Health Care.
Cada um possui suas próprias características e funcionalidades, o que exige que o gestor faça uma avaliação prévia das necessidades da empresa para escolher o mais adequado para ela.
A seguir, daremos algumas dicas que certamente o ajudarão a escolher o leitor de códigos de barras ideal para a sua empresa.
Analise o ambiente em que o leitor será utilizado
O ambiente de um supermercado e de um hospital, por exemplo, é muito diferente do de uma fábrica. Cada empresa tem um ambiente diferente, o que requer um leitor de código de barras apropriado para ele.
Antes de escolhê-lo, é preciso analisar se o ambiente em que o leitor será utilizado:
- É ou não fechado;
- Fica exposto a intempéries;
- É quente ou frio;
- Tem muita poeira;
- Precisa se manter higienizado (como é o caso de farmácias, laboratórios e hospitais);
- Entre muitos outros fatores.
Tudo isso influencia na leitura do código de barras e também no tempo de vida útil do leitor.
Verifique o estado padrão dos códigos a serem lidos
O padrão dos códigos a serem lidos também influencia na escolha dos leitores. Códigos que ficam expostos em fábricas, por exemplo, se desgastam mais facilmente do que os que permanecem em laboratórios farmacêuticos. Isso porque eles ficam expostos à condições diferentes.
E somente alguns tipos de leitores, como os 2D, conseguem ler códigos desgastados. Por isso, é preciso verificar o estado dos códigos e ver qual leitor consegue lê-los.
Avalie as necessidades da equipe
O tipo de leitor escolhido afeta diretamente a produtividade da equipe e o atendimento das demandas.
Em Checkouts de supermercados, por exemplo, os colaboradores precisam passar os itens comprados pelos clientes rapidamente. Por isso, eles utilizam leitores fixos, que não precisam ser segurados nem tocados para fazerem a leitura dos códigos.
Isso agiliza bastante o processo.
Pequenas lojas, por outro lado, utilizam leitores manuais com ou sem fio. Isso porque suas equipes lidam com menos clientes e produtos e não precisam ler uma grande quantidade de códigos.
Então, as necessidades da equipe é outro fator a ser levado em conta na hora da escolha. Se um leitor inadequado for escolhido, os processos ficarão lentos, a produtividade dos colaboradores será afetada e as demandas não serão atendidas de forma adequada.
Verifique o tempo em que o leitor permanecerá sendo utilizado
Em algumas empresas, os leitores precisam trabalhar apenas algumas horas por dia. Mas em outras, eles necessitam ser utilizados 24 horas.
Nesse caso, é preciso levar em consideração dois fatores:
- Se o leitor é preparado para trabalhar por um longo período de tempo;
- Se o leitor funciona de forma contínua conectado a uma tomada ou precisa ser recarregado.
No caso do carregamento, apenas os leitores sem fio necessitam dele.
Os fornecedores de leitores de códigos de barras informam em seus manuais de utilização por quanto tempo os dispositivos podem ser utilizados continuamente, sem que isso gere problemas e defeitos.
Veja os sistemas que o leitor precisará se integrar
Adquirir um leitor que não se integra com os sistemas utilizados pela empresa é um grande erro comumente cometido. O fornecedor do leitor informa os sistemas que ele pode se integrar.
Se você analisar tudo isso, temos certeza de que conseguirá escolher o leitor de código de barras ideal para a sua empresa e obter todos os benefícios proporcionados por ele.
Agora que você já sabe como escolher o leitor de código de barras certo para a sua empresa, aproveite para conhecer os leitores da Cabtec. E se tiver ficado com alguma dúvida, escreva-a nos comentários ou entre em contato conosco!