Você sabia que a utilização de um ribbon de boa qualidade interfere diretamente na vida útil da sua cabeça de impressão e ao longo do tempo, na disponibildiade da sua impressora térmica?
Pensando nisso, listamos aqui 10 dicas para você descobrir se está usando um ribbon de boa qualidade e se ele está com o seu desempenho máximo.
Sugerimos que você gere etiquetas para serem comparadas e teste mais de um modelo de ribbon para que tenha parâmetros.
Além disso, brinque com as diversas possibilidades de configurações da sua impressora, até encontrar aquela que mais se adapta à sua operação. Vamos lá?
Teste 01 – Imprima códigos de barras na horizontal e vertical
Primeiramente, gere um modelo de etiqueta que contenha códigos de barras em diversos ângulos.
Além disso, observe que o código que for impresso no sentido da impressora terá maior qualidade do que o da transversal e o modelo da sua impressora impacta diretamente nesse resultado.
Teste 02 – Teste de abrasão para verificar a durabilidade da impressão
Embora você já saiba que cada ribbon possui suas características de durabilidade e resistência, é importante frizar que o resultado desse teste pode ser diferente de acordo com cada tipo de ribbon.
Com a finalidade de validar se o ribbon não vai soltar a tinta facilmente (mesmo que você utilize o ribbon de cera), vamos começar esfregando um tecido seco sobre a etiqueta.
Entretanto, se sua impressão é feita em ribbon de resina, troque o tecido por uma lixa dágua para obter melhores resultados.
Teste 03 – Imprima diferentes tipos de linhas em sentidos diversos
Da mesma forma, será que a nitidez da sua impressão é constante? Será que sua cabeça de impressão está alinhada? É isso que iremos testar agora.
Dessa maneira, vamos descobrir isso imprimindo linhas no sentido da impressão afim de verificar a constância da sua qualidade de impressão.
Por outro lado, as linhas na vertical validam o alinhamento da cabeça de impressão e a qualidade do ribbon que você está usando.
Teste 04 – Imprima textos em diferentes tamanhos
Agora vamos testar a legibilidade e a qualidade do acabamento de impressão.
Para isso, gere um modelo de etiqueta com diferentes tamanhos de fontes e observe como ficou a impressão.
Teste 05 – Teste do calor
Considerando que cada ribbon tem uma temperatura máxima de impressão, você pode testar a resistência ao calor das etiquetas em um forno doméstico, desde que tenha um termômetro culinário.
Nunca ultrapasse o limite de resistência do próprio material da etiqueta.
Gostou dos testes até agora? Conseguiu fazer todos? Então vamos para os próximos.
Teste 06 – Imprima áreas com o preto chapado
Crie um layout de impressão que tenha uma caixa preta e o texto em branco dentro dela.
Com isso, você irá verificar se as faixas de impressão estão perfeitas. Se estiverem com manchas ou falhas algo está errado.
Teste 07 – O famoso teste do entintamento para saber se está usando ribbon de boa qualidade
Nós fazemos o teste do entintamento quando estamos com dúvidas se o ribbon é interno ou externo.
O que você não sabe é que ele pode ser usado também para testar a qualidade da impressão.
Para isso, basta colar uma fita adesiva sobre a etiqueta e remover. Você perceberá que os ribbons mais resistentes não irão soltar tinta.
Teste 08 – Teste de umidade
Passe um pano levemente úmido suavemente sobre a impressão. Logo após isso, utilize uma bucha molhada para esfregar o lado amarelo dela e verificar se as impressão realizada com aquele ribbon se modifica.
Teste 09 – Imprima algumas imagens
Selecione alguns logos e símbolos e imprima. Dessa forma, iremos validar a qualidade de impressão do seu ribbon.
Teste 10 – Lave, lave, lave
Se você utiliza ribbon de super resina, aqueles que são resistentes a produtos químicos, o teste deve ser feito na indústria, garantindo que a impressão resiste aos solventes utilizados na operação.
Já se você utiliza ribbons têxteis, o teste deve ser feito através da realização de um ciclo de lavagem na máquina de lavar nas etiquetas de composição.
Nem sempre você precisará realizar todos os testes acima, listamos todos para que nosso conteúdo fique completo.