Assertividade na escolha da etiqueta adesiva de identificação de tubos do seu laboratório é o que você precisa agora mais que nunca.
Pois bem, quando se trata da saúde de pacientes não há espaço para perda de dados com etiquetas adesivas que:
- Soltam do tubo;
- Rasgam;
- Se apagam.
Portanto, ao escolher uma etiqueta adesiva para identificação de tubos, você deve pensar em 5 passos importantes:
- Tipo de papel,
- Cola ideal,
- Comprimento do rolo,
- Tamanho ideal da etiqueta
- Ribbon certo para a aplicação.
Vamos lá?
1 – Qual o papel ideal para uma etiqueta adesiva de identificação de tubos?
Principalmente em tempos de pandemia é desejável que a coleta seja domiciliar, entretanto ela já é bem comum em diversos laboratórios de análises clínicas.
Principalmente, esse tipo de coleta, gera a necessidade de transporte do material coletado, geralmente em ambiente com temperaturas baixas e úmido.
Além disso, existem uma infinidade de laboratórios de análises clínicas que realizam a análise dos materiais coletados em Núcleo Técnico Operacional (NTO) de parceiros, geralmente localizados em outras cidades ou até Estados.
Além do mais, por legislação, este material tem que ficar armazenado em quarentena por alguns períodos mesmo após a emissão do laudo.
Mas e aí?
Principalmente pelo transporte e armazenagem desses tubos de coleta, é fundamental que pensemos em um material que não rasgue ou esfarele para que a etiqueta se mantenha intacta e você não perca seus dados.
Como resultado, sugerimos, para sua total segurança, o Bopp, que é um filme plástico resistente a água, resistente a rasgo e baixas temperaturas.
Afinal, falamos do papel, e a cola? Ela também é de fundamental importância, imagina uma etiqueta que solta do tubo? Nem pensar, não é?
2 – Qual a cola ideal para que minha etiqueta adesiva de identificação de tubos não solte?
Acima de tudo, quando se trata de material humano, é inaceitável o erro. Imagina você despachando um tubo de coleta em um isopor com gelo de um Estado a outro e ele chega no NTO com a etiqueta solta?
Ainda que você possa ou não ter a possibilidade de chamar novamente o paciente para a coleta, nesse momento a sua credibilidade foi a zero.
Além disso, existe o cenário onde não é possível essa nova coleta, por exemplo em casos de biópsia.
Em contrapartida, imagine que seu material é uma única pinta para biópsia?! Não, esqueça, seu laboratório definitivamente não pode perder a identificação do tubo de coleta.
Certamente, há controvérsias em relação ao resíduo deixado pela cola e a possibilidade de submissão a baixas temperaturas sem que haja o congelamento.
Assim, a cola a base acrílica é a ideal quando se busca por um material e não deixa resíduos ao ser removido. Nesse caso, é ideal para os laboratórios que esterilizam os tubos de coleta para reutilização.
Por outro lado, a cola a base acrílica não resiste a baixíssimas temperaturas pois ela congela e solta do tubo, nesse caso, a cola ideal será a base borracha.
Portanto, a cola ideal depende do seu cenário de aplicação. Detalhamos ou pouco mais sobre os tipos de materiais, nesse artigo.
Mas será que existe um comprimento ideal para essas etiquetas? Ideal eu não digo, mas há uma tendência no mercado…
3 – Então existe comprimento ideal para uma etiqueta adesiva de identificação de tubos?
Anteriormente, contamos para você a nossa sugestão de utilização com base na aplicação da etiqueta adesivas com suas consequências e benefícios.
Em contrapartida, quando se pensa no comprimento desse modelo de etiqueta adesiva, existe uma tendência que observamos no mercado que quero compartilhar com você.
Com toda a certeza, os laboratórios de análises clínicas, em sua grande maioria, utilizam impressora de mesa para impressão das etiquetas adesivas, que irão identificar os tubos de coleta.
Com efeito de exemplificação, na Zebra Techologies a impressora de mesa é o modelo ZD220 (antigas GC420/TLP2844) e na Honeywell é o modelo PC42, já da Argox é a OS214 plus.
Sendo assim, essas impressoras, possuem uma capacidade interna máxima de 55 metros no rolo de etiquetas.
Dessa maneira, nossa sugestão de tamanho ideal para esse modelo de etiqueta adesiva são 51 metros, tendo o rolo 1.500 etiquetas.
De tal forma que, o tamanho do rolo de etiquetas não sobrecarrega a impressora de mesa e não compromete seu desempenho.
É provável que você esteja gostando das nossas dicas até agora. Vamos continuar?
Em seguida, vamos falar um pouquinho sobre o tamanho da etiqueta e aí entramos em uma prerrogativa em função do protagonista da coleta…
4 – Qual o tamanho ideal da etiqueta adesiva de identificação de tubos?
Em primeiro lugar, a resposta é: depende do tamanho do tubo de coleta que você utiliza.
Como resultado, aqui na Cabtec, as etiquetas adesivas para identificação de tubos são padronizadas no tamanho 50 x 30 x 01.
Assim sendo, 50 mm de largura, 30 mm de altura e uma carreira.
Da mesma forma como a etiqueta deverá ser de um tamanho ideal para ser colada no tubo, ela deve comportar todas as informações de códigos de barras que você deseja imprimir.
Desse modo, verifique o tamanho do seu tubo e peça uma amostra da etiqueta para homologação, antes de tomar uma decisão pelo tamanho.
Nesse caso, somente testando você terá certeza da decisão mais acertada!
Inegavelmente quem imprime quer Ribbon, correto? Nem sempre…
5 – Qual o ribbon devo usar para imprimir na minha etiqueta adesiva de identificação de tubos?
Ao passo que sugeri que você deve utilizar o Bopp para fabricação da sua etiqueta adesiva de identificação de tubos, eu posso afirmar que você precisará de um ribbon.
Mas, por outro lado, materiais térmicos não precisam de ribbon. (Sim, existem laboratórios que utilizam esse material, mas não recomendo).
Desde que o material que você esteja usando seja o Bopp, conforme minha sugestão, o ribbon misto é ideal porque resiste à abrasão e produtos químicos de contato ocasional, bem como ao sangue.
Não apenas ele é resistente a arranhões e manchas, como também produz códigos de barras e textos em configurações de baixa energia de impressão, diminuindo o desgaste do cabeçote da sua impressora de mesa.
Concluindo, não existe um ribbon ideal para tubo de coleta, o ribbon ideal depende do material da etiqueta adesiva.
E aí? Gostou das dicas?
Aqui na Cabtec somos especialistas na produção de etiquetas adesivas de identificação de tubos.
Nossa fábrica de etiquetas de código de barras produz mais de 20.000 rolos de etiquetas de tubos de coleta mensalmente e abastecemos a grande maioria dos laboratórios de análises clínicas do país.
Além disso, nosso material é homologado e certificado pelas maiores e mais reconhecidas instituições.
Peça uma amostra!
Fale agora com um de nossos especialistas!