Você possui um problema de manutenção em coletores de dados e/ou impressoras térmicas na sua empresa e provavelmente já implantou a rastreabilidade e identificação de dados e já que se interessou por este artigo.
Bom, sejamos sinceros, não há uma fórmula mágica que resolverá todos os seus problemas.
Entretanto, com a experiência de cases de sucesso já implementados, listamos aqui um “caminho das pedras” que teremos que percorrer.
Afinal, como eu posso resolver meu problema com manutenção de coletores de dados e/ou impressoras térmicas?
1 – Entender o cenário de operação dos coletores de dados e/ou impressoras térmicas
O seu cenário é único e o que implantamos na empresa Y poderá ou não trazer resultados efetivos na sua empresa.
Por isso, é necessário que seja feito um estudo detalhado da sua operação, listamos alguns pontos aqui:
- Ambiente em que os equipamentos estão instalados,
- Turnos da sua jornada,
- Sua localização geográfica,
- O tempo de uso dos equipamentos em uso,
- O tamanho do parque,
- Etc.
2 – Estude sua operação para definir seu SLA
Será preciso entender, com você, qual o tempo de parada de um equipamento que a sua operação suporta.
Esse tempo se refere ao momento da quebra, até a solução do problema pela empresa parceira ou a substituição do equipamento por outro de backup para envio a laboratório para conserto.
Existem alguns casos que a operação é tão crítica, que não suporta nem uma hora de parada.
Nesses casos, vale a pena pensar em um percentual de backup local ou até em um técnico residente alocado pelo seu parceiro.
3 – Uma boa estratégia de Leva & Traz
Leva & traz é o termo que utilizamos para a retirada dos coletores de dados ou impressoras térmicas da sua operação para envio para conserto em laboratório.
Citamos no artigo anterior,A verdade que ninguém contou a você sobre gestão de coletores de dados e impressoras térmicas, que por mais que sejam considerados robustos, as peças e componentes e não armazenados com o devido cuidado, podem sofrer danos no trajeto.
Sendo assim, você precisará estabelecer com o seu parceiro de quem será a responsabilidade desse deslocamento.
Nossa dica aqui é que você busque ao máximo manter sob responsabilidade do seu parceiro o leva & traz, para garantir não ter problema de manutenção em coletores de dados e/ou impressoras térmicas na sua empresa.
4 – Periodicidade de preventivas
Quando você busca um coletor de dados ou uma impressora térmica, a primeira análise que faz é da sua robustez, como o índice de proteção do coletor de dados.
Mas não acredite que implantar esses equipamentos em sua operação e não cuidar deles ao longo do tempo será sadio.
É como a sua saúde: você provavelmente possui um plano de saúde para as emergências (e vai querer ser bem tratado nelas).
Porém, não é por isso que no dia a dia não cuidará de si, se alimentando bem, cuidando da higiene, praticando atividades físicas e etc.
Assim funcionará com os seus coletores de dados e impressoras térmicas, por mais que tenha um parceiro de sustentação, não significa que eles não precisem de preventiva periódicas.
A periodicidade das preventivas varia de acordo com o tipo de equipamento e o ambiente que ele está instalado, podendo ser mensal, trimestral, semestral ou até anual.
Tudo que falamos até agora faz sentido para você?
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