
Coletor de dados e leitor de código são termos que frequentemente aparecem juntos nos setores comercial, logístico e também quando o assunto é gestão de estoques. Pelo fato de ambos servirem para capturar informações com rapidez e precisão, muitas pessoas os confundem, acreditando que são a mesma coisa.
No entanto, eles não são sinônimos. Cada um deles conta com suas próprias características e indicações de aplicações. Saber onde cada um se encaixa evita compras equivocadas, reduz erros operacionais e melhora a produtividade.
Para acabar com a ideia errônea de que ambos são iguais, elaboramos este texto. Então, para esclarecer as dúvidas sobre esse assunto, continue lendo este conteúdo até o final!
Entenda as diferenças entre coletor de dados e leitor de código de barras
O leitor de código de barras é um equipamento desenvolvido para decodificar códigos 1D e 2D, como QR Codes, por exemplo. Ele lê o código e envia as informações imediatamente a um sistema conectado, podendo ser um computador ou outro dispositivo.
Em geral, o leitor de código não possui memória interna relevante nem recursos de processamento autônomo. Ou seja, ele funciona como um dispositivo externo que depende de outro hardware ou software para registrar e tratar os dados.
Já o coletor de dados é um dispositivo mais completo, que conta com sistema operacional capaz de ler códigos de barras e etiquetas RFID. Além de conseguir armazenar informações, executar aplicativos e realizar validações no próprio dispositivo.
Ou seja, o leitor de código possui leitura rápida e precisa, mas depende de outro dispositivo para fazer a gestão das informações. Possui mobilidade limitada ao alcance da conexão e do posto de trabalho. No entanto, o custo é mais baixo. Esse é um aparelho ideal para tarefas de baixa complexidade.
Enquanto isso, o coletor de dados consegue armazenar grandes volumes de dados, conta com entrada manual de campos adicionais e a conectividade é avançada. E, sua mobilidade é alta, podendo se deslocar em locais grandes, como armazéns, pátios, entre outros.
Onde o leitor de código é mais usado
O leitor de código de barras costuma ser usado nas seguintes situações:
- Leitura de ingressos ou crachás em catracas e portarias de eventos e shows;
- Registro de vendas no caixa do varejo;
- Em situações em que basta “ler e enviar” o código sem precisar armazenar as informações.
No entanto, esse dispositivo pode ser usado em setores além do varejo e das compras. Para saber mais sobre as aplicações do leitor de código de barras, leia este conteúdo sobre o assunto.
Onde o coletor de dados é mais usado
Já o coletor de dados é mais usado nas situações abaixo:
- Em contagens cíclicas e gerais em grandes áreas, sendo ótimo para realizar o inventário de estoque;
- Na gestão de ativos, através do rastreio e atualização de patrimônio em campo;
- Em armazéns, voltados para a logística, para o recebimento, separação, expedição e conferência de pedidos.
Quando usar leitor de código e quando usar coletor de dados
Sabendo a diferença das funcionalidades e de tudo que o coletor de dados e o leitor de código têm a oferecer, fica mais fácil entender qual dos dispositivos deve ser usado em determinada situação.
Mas, para não cometer erros, basta pensar em alguns pontos determinantes. Como, por exemplo, no volume de leitura de códigos, se o dispositivo ficará em um ponto fixo do local ou se precisa de mobilidade e se a tarefa consiste em algo mais simples.
Nesses casos, o ideal é optar pelo leitor de códigos. Além disso, essa opção é ótima para quem está com pouco orçamento no momento.
Agora, se o volume de leitura é alto, as tarefas são mais complexas, exigindo armazenamento interno, o dispositivo será usado em áreas extensas e externas e o sinal da rede da internet é inconstante, o ideal é optar pelo coletor de dados.
Conclusão
Leitor de código de barras e coletor de dados coexistem e se complementam em muitas operações. Enquanto o leitor se destaca na leitura rápida e contínua quando há um sistema pronto para receber os dados em tempo real, o coletor entrega autonomia, mobilidade e inteligência no ponto de captura.
Ao mapear a complexidade do seu fluxo, o nível de mobilidade, a necessidade de campos adicionais e o orçamento, você identifica claramente qual tecnologia gera mais valor para o seu negócio.
Na Cabtec você encontra ambos os dispositivos, além de muitos outros! Confira nossos serviços e produtos!