DÚVIDAS? CHAME: 31 2125-9000

CabtecKyubi

CabtecKyubi

Especialistas em Outsourcing e Rastreabilidade, Identificação e Captura Automática de Dados

T +55 31 2125-9000
Email: cabtec@cabtec.com.br

Cabtec by Kyubi
MATRIZ: Rua Timbiras 1754 10º Andar | Lourdes Belo Horizonte | MG 30140-061 | BRASIL ---- FILIAL: Alameda Terracota, 185 sala 510 e 511  - Cerâmica - Network Business Tower | São Caetano do Sul | SP 09531-190 | BRASIL

Open in Google Maps
  • CABTEC
  • SERVIÇOS
  • PRODUTOS
    • AIR! Cabinet RFID
    • RFID
      • Equipamentos RFID
        • Coletores de Dados
        • Impressoras RFID
        • Leitores RFID
        • Portal de Leitura RFID
      • Etiquetas RFID
    • AIDC
      • Equipamentos AIDC
        • Impressoras Térmicas
        • Impressoras de Cartão
        • Coletores de Dados
        • Tablets Robustos
        • Leitores de Código de Barras
        • Access Points
        • Óculos de Realidade Assistida
    • Etiquetas de Identificação
    • Ribbons
  • MERCADOS
    • Hospitais
    • Laboratórios de Análises Clínicas
    • Manufatura
    • Siderurgia
    • Transporte e Logística
    • Utilities
    • Varejo
  • SOFTWARE
    • Laboratórios Análises Clinicas
    • Banco de Sangue
  • SOBRE NÓS
    • Quem somos
    • Nossa História
    • Nosso Time
    • Sustentabilidade | ESG
  • PARCEIROS
  • BLOG
  • Home
  • Automação de Processos
  • 7 estratégias infalíveis para melhorar seus processos de controle, armazenagem e expedição de produtos
Maio 18, 2025

7 estratégias infalíveis para melhorar seus processos de controle, armazenagem e expedição de produtos

by Marina / Domingo, 16 Junho 2019 / Published in Automação de Processos, Gestão de Operações, Identificação e Captura de Dados

Aqui na Cabtec, entendemos que, quanto maior o volume de itens movimentados por uma indústria ou centro de distribuição, mais se espera que o Gerente de Logística assuma uma postura estratégica que repercuta em toda a sua operação.

Frente a isso, temos sido muito procurados por muitos Gerentes de Logística que buscam melhoria dos seus processos de controle, armazenagem e expedição de produtos.

Com uma boa gestão, esse profissional tem em suas mãos a capacidade de redução de custos, já que processos logísticos criteriosamente planejados, garantem que toda a organização se beneficie de seus resultados.

Pensando em você, Gerente de Logística, que está antenado e sabe da importância da sua área, listamos aqui sete valiosas estratégias que os nossos principais clientes estão adotando em seus armazéns:

1 – Mapeie e desenhe os processos de controle, armazenagem e expedição de produtos que são realizados

Antes de implementar qualquer mudança em um setor, é necessário que você domine os processos de controle, armazenagem e expedição de produtos. Afinal, como você poderá propor uma melhoria de algo que não possui 100% de conhecimento?

Além disso, os colaboradores devem ter completa ciência do propósito da área e da sua importância dentro do processo de controle, armazenagem e expedição de produtos. Os próprios usuários, quando engajados e cientes do seu papel, dirão para você os gaps e gargalos do setor.

De posse dessas informações, você terá como mensurar os custos, tempo despendido em cada tarefa e um mapeamento detalhado dos fluxos do setor para sua tomada de decisão.

2 – Automatize aqueles processos de controle, armazenagem e expedição de produtos, que considerar críticos

Algumas tarefas são tão manuais e rotineiras que não valem a pena serem realizadas por um funcionário.

Não pense que estamos propondo demissão em massa da sua mão de obra, pelo contrário, seus usuários terão mais possibilidade de serem qualificados para atividades mais nobres e que exigem análise e compreensão.

A automatização de processos de controle, armazenagem e expedição de produtos, gera redução de erros de processamentos de informações, agilidade no apontamento de dados e assertividade da captura desses dados.

Essa automatização pode ser feita com um coletor de dados integrado com um sistema de gestão de armazém, também conhecido como WMS (Warehouse Management System), falaremos mais sobre ele à frente.

3 – Faça benchmarking com quem já vê resultados

Uma tendência dos líderes é olhar para dentro da sua organização e, com base nas suas  experiências positivas ou negativas, implementar novos processos.

Diferentemente disso, nossa proposição para você é que olhe para fora. Sim, muitos Gerentes de Logística já passaram pela mesma dor que você tem hoje e estão abertos a recebê-lo em suas organizações e colaborar com o seu projeto.

Em função disso, tente fazer dessa troca um hábito em seu dia a dia e veja a mudança fluir com mais agilidade e assertividade.

Para viabilizar, a principal dica é pedir ao seu parceiro de consultoria ou de software que faça a “ponte” entre você e o Gerente de Logística de um case de sucesso já implantado.

4 – Invista em um bom WMS

O software Warehouse Management System, também conhecido como WMS, tem como tradução Sistema de Gerenciamento de Armazém.

Esse software automatiza os processos de controle, armazenagem e expedição de produtos, e ter um desses é ponto chave para a implementação de uma boa estratégia logística, já que sem gestão a informação não flui.

Com um papel de destaque na gestão do armazém, WMS permite que o Gerente de Logística faça a gestão dos inúmeros processos dentro do supply chain.

Entre suas principais funções estão:

  • Contribuir com a eficiência dos processos de picking e cross docking.
  • Controlar as movimentações dentro do armazém: do recebimento à expedição.
  • Melhorar o endereçamento de armazenagem dos produtos.
  • Otimizar custos de armazenagem e mão de obra.
  • Reduzir tempo de espera.

Geralmente, os WMS de mercado são um módulo dentro do ERP que a organização utiliza, o que torna o processo distante da realidade de implementação de muitos Gerentes de Logística.

Isso ocorre em função do alto custo de implementação, treinamentos, customizações e consultoria.

Infelizmente, esse é o principal desafio na melhoria dos processos de controle, armazenagem e expedição de produtos.

A Cabtec pode ser um elo entre a situação atual do seu armazém e o futuro que vem sendo planejado para a organização e otimização de seus processos desde o armazenamento até a expedição de seus produtos.

5 – Crie KPIs de controle

Processos bem implementados sem indicadores de performance não demonstram seus resultados, por mais que eles estejam acontecendo.

Por isso, é de fundamental importância que você alinhe indicadores de desempenho com o seu time que contribuam e estejam diretamente relacionados com a estratégia do setor e da organização.

Esses indicadores devem ser enxutos, assertivos e objetivos para que não hajam dúvidas e o foco seja compartilhado com toda organização.

6 – Crie relatórios que deem visibilidade dos processos de controle, armazenagem e expedição de produtos

Aprendemos que os Gerentes de Logística ocupam esse cargo de destaque em função da sua capacidade de gerir processos com excelência, liderar e engajar equipes e fazem isso com perfeição.

Porém, você vai concordar conosco, que Gerentes de Logística não são tão bons em Marketing. E, convenhamos, “propaganda é a alma do negócio”.

Em função disso, de que adianta você gerar resultados extraordinários se você não consegue demonstrar isso?

Os relatórios serão seus aliados nisso, invista neles e exija que seu WMS tenha relatórios personalizados de acordo com a sua organização.

7 – Tenha um parceiro estratégico

Parceiro é aquele que quer jogar um jogo justo, que realmente valha a pena para o seu negócio e para o dele.

Entretanto, o que temos vivenciado em clientes que buscam a implementação da automatização da gestão do seu armazém, são projetos idealizados há anos atrás, porém engavetados em função dos altos custos de implementação.

A Cabtec pode ser um elo entre a situação atual do seu armazém e o futuro que vem sendo planejado para a organização e otimização de seus processos desde o armazenamento até a expedição.

Diagnosticar sua área, seus processos, ouvir seus colaboradores, desenhar os fluxos operacionais garantirá a você, Gestor de Logística, maior autonomia sobre os dados produzidos por sua equipe e clareza para buscar as mudanças impostas pelo mercado.

Vamos conversar um pouco mais? Podemos te ajudar com a automação e rastreabilidade de dados da sua operação.



0
  • Tweet

About Marina

What you can read next

Outsourcing: Descubra todas as Vantagens que ele Gera para as Empresas
Principais vantagens da automatização do beira leito com coletores de dados
O suporte ao Windows Mobile chegou ao fim. E agora?

Recent Posts

  • BOPP ou Couchê: Qual é o Ideal para Congelados?
  • A tecnologia RFID em laboratórios clínicos e farmacêuticos
  • O Dia Internacional do Rock e o RFID 
  • Desvende alguns mitos envolvendo o RFID x a Privacidade
  • PROCESSO DE RECEBIMENTO NO ARMAZÉM: DICAS VALIOSAS

Recent Comments

Nenhum comentário para mostrar.

Featured Posts

  • BOPP ou Couchê: Qual é o Ideal para Congelados?

    0 comments
  • A tecnologia RFID em laboratórios clínicos e farmacêuticos

    0 comments
  • Dia Internacional do Rock

    O Dia Internacional do Rock e o RFID 

    0 comments
  • Desvende alguns mitos envolvendo o RFID x a Privacidade

    0 comments
  • PROCESSO DE RECEBIMENTO NO ARMAZÉM: DICAS VALIOSAS

    0 comments

Comentários recentes

    Archives

    • Julho 2024
    • Junho 2024
    • Julho 2023
    • Abril 2023
    • Março 2023
    • Setembro 2022
    • Agosto 2022
    • Julho 2022
    • Junho 2022
    • Março 2022
    • Dezembro 2021
    • Fevereiro 2021
    • Janeiro 2021
    • Dezembro 2020
    • Novembro 2020
    • Outubro 2020
    • Setembro 2020
    • Agosto 2020
    • Junho 2020
    • Maio 2020
    • Abril 2020
    • Dezembro 2019
    • Novembro 2019
    • Setembro 2019
    • Agosto 2019
    • Junho 2019
    • Maio 2019
    • Abril 2019
    • Dezembro 2018
    • Novembro 2018
    • Outubro 2018
    • Julho 2018
    • Maio 2018
    • Abril 2018
    • Dezembro 2017
    • Outubro 2017
    • Julho 2017
    • Junho 2017
    • Maio 2017
    • Fevereiro 2017
    • Janeiro 2015

    Categories

    • Aplicações do RFID
    • Automação de Processos
    • Etiquetas de identificação
    • Gestão de Inventário
    • Gestão de Operações
    • Identificação e Captura de Dados
    • Internet das Coisas
    • Sem categoria
    • Sobre o RFID

    Meta

    • Iniciar sessão
    • Feed de entradas
    • Feed de comentários
    • WordPress.org
    • GET SOCIAL
    CabtecKyubi

    Telefone: +55 31 2125-9000
    Email: cabtec@cabtec.com.br

    Matriz
    Rua Timbiras 1754 10º Andar | Lourdes
    Belo Horizonte | MG 30140-061 | BRASIL

    Filial
    Alameda Terracota, 185 - Sala 510 e 511
    Cerâmica - Network Business Tower
    São Caetano do Sul | SP 09531-190 | BRASIL

    Cabtec Suprimentos
    Rua Lagoa Santa 224 | Carlos Prates
    Belo Horizone | MG 30710-090 | BRASIL

    © 2023 Todos os direitos reservados.

    TOP