DÚVIDAS? CHAME: 31 2125-9000

CabtecKyubi

CabtecKyubi

Especialistas em Outsourcing e Rastreabilidade, Identificação e Captura Automática de Dados

T +55 31 2125-9000
Email: cabtec@cabtec.com.br

Cabtec by Kyubi
MATRIZ: Rua Timbiras 1754 10º Andar | Lourdes Belo Horizonte | MG 30140-061 | BRASIL ---- FILIAL: Alameda Terracota, 185 sala 510 e 511  - Cerâmica - Network Business Tower | São Caetano do Sul | SP 09531-190 | BRASIL

Open in Google Maps
  • CABTEC
  • SERVIÇOS
  • PRODUTOS
    • AIR! Cabinet RFID
    • RFID
      • Equipamentos RFID
        • Coletores de Dados
        • Impressoras RFID
        • Leitores RFID
        • Portal de Leitura RFID
      • Etiquetas RFID
    • AIDC
      • Equipamentos AIDC
        • Impressoras Térmicas
        • Impressoras de Cartão
        • Coletores de Dados
        • Tablets Robustos
        • Leitores de Código de Barras
        • Access Points
        • Óculos de Realidade Assistida
    • Etiquetas de Identificação
    • Ribbons
  • MERCADOS
    • Hospitais
    • Laboratórios de Análises Clínicas
    • Manufatura
    • Siderurgia
    • Transporte e Logística
    • Utilities
    • Varejo
  • SOFTWARE
    • Laboratórios Análises Clinicas
    • Banco de Sangue
  • SOBRE NÓS
    • Quem somos
    • Nossa História
    • Nosso Time
    • Sustentabilidade | ESG
  • PARCEIROS
  • BLOG
  • Home
  • Gestão de Inventário
  • Diferenças entre Business Process Outsourcing e Terceirização
Julho 3, 2025

Diferenças entre Business Process Outsourcing e Terceirização

by cabtec / Sexta-feira, 14 Dezembro 2018 / Published in Gestão de Inventário, Gestão de Operações

Em meados da década de 1990, a indústria brasileira, em todos os segmentos, passou a aderir ao movimento de terceirização. Seja de mão de obra especializada ou de equipamentos, esse conceito se desenvolveu e hoje faz parte do dia a dia de praticamente todas as empresas, independentemente do seu tamanho. O que hoje pode ser considerado um caminho natural para muitos empresários passou por algumas mudanças importantes nos últimos anos, resultando no conceito de Business Process Outsourcing (BPO).

O BPO nasceu da necessidade cada vez mais latente por estratégias de negócio que se mostrem escaláveis, ou seja, capazes de alcançar resultados expressivos sem a necessidade de aumento proporcional de custos, em especial envolvendo mão de obra.

Diferenças entre Business Process Outsourcing e terceirização

Conceito

É importante entender que a terceirização conhecida no Brasil é muita utilizada para atividades-meio. Exemplos: serviços de portaria, limpeza, jardinagem e outras atividades que não precisam necessariamente ser gerenciadas de perto pela contratante, pois apenas servem de apoio para a operação principal da empresa.

Esta iniciativa é vista com bons olhos por empresários que estão focados em melhorar cada vez mais o seu core business, mas até então estavam ocupando parte do tempo com questões secundárias.

O Business Process Outsourcing também pode ser considerado um tipo de terceirização, mas se difere ao ter como base a atividade-fim, ou seja, ao aderir ao BPO, a empresa está dividindo sua estratégia com um terceiro, que, por sua vez, tem como responsabilidade analisar toda a estrutura organizacional e encontrar soluções para os objetivos em questão.

Pensamento estratégico

Outra diferença importante está na capacidade de uma empresa especializada em Business Process Outsourcing em analisar e indicar possíveis soluções para o ganho de capacidade de produção e entrega de serviços e produtos ao cliente. Isso acontece justamente pelo fato da empresa contratada tornar-se um braço de apoio, direcionando esforços em busca de resultados.

Para o contratante, a vantagem de manter um contrato de BPO está na manutenção no quadro atual de colaboradores, independentemente do aumento da produção; ter acesso a novos recursos humanos e tecnológicos; eliminar custos com recrutamento, seleção e gestão de recursos humanos; e obter melhor controle do cronograma de entregas.

Após uma análise prévia de todos os processos da empresa, dos procedimentos internos e da infraestrutura, a recomendação é que se inicie o desenvolvimento de uma nova estrutura organizacional, tendo como novidade a designação de serviços ao terceiro. Na prática, a empresa de BPO utilizará sua própria estrutura, equipamentos, know-how e mão de obra para operar o acordo.

Sem ociosidade

Trabalhar com Business Process Outsourcing significa também não se preocupar com colaboradores ociosos, fruto muitas vezes de um job description genérico que não se adequou ao novo modelo de condução da empresa. No BPO, a produção é 100% baseada em projetos.

Após a definição dos prazos entre as partes, basta aguardar a conclusão das etapas e aplicar as melhorias internamente. A tranquilidade está justamente no fato de que o serviço contratado será operado por equipes de profissionais qualificados, que são constantemente treinados e capazes de atender a demandas complexas em um espaço de tempo reduzido, se comparado aos funcionários diretos.

Compromisso com resultado

Talvez o item mais importante e que reforça a principal diferença entre Business Process Outsourcing e terceirização é o compromisso com os resultados. Enquanto a terceirização simples atua como parte de uma engrenagem, o BPO assume a responsabilidade pelos projetos e preocupa-se não apenas com a entrega, mas a perfeita execução do que se foi encomendado.

Este compartilhamento de risco engloba também processos e a forma como o mercado está recebendo, por exemplo, novas soluções tecnológicas. Ao assumir-se como parceiro de negócio, a empresa de outsourcing passa a dividir preocupações e vibrar com as vitórias.

Autoanálise é importante

Um bom parceiro de Business Process Outsourcing vai ajudar a sua empresa a fazer uma autoanálise, estabelecendo prioridades, elencando dificuldades e, o mais importante, definir quais são seus principais objetivos. 

Ao realizar este verdadeiro raio-x, verifique também se a empresa está comprometida com resultados, possui cases de sucesso e uma boa carteira de clientes importante e, principalmente, que seja capaz de oferecer todos os serviços que você necessita. 

Na Cabtec, quatro são as palavras de ordem quando o assunto é BPO: planejamento, implantação, sustentação e gestão. Fale com um de nossos consultores e descubra por que somos uma das melhores empresas do segmento.

0
  • Tweet

About cabtec

What you can read next

Outsourcing x Locação: Confira as Principais Diferenças
Como a tecnologia pode otimizar sua Gestão de Operações?
A verdade que ninguém contou a você sobre gestão de coletores de dados e impressoras térmicas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recent Posts

  • BOPP ou Couchê: Qual é o Ideal para Congelados?
  • A tecnologia RFID em laboratórios clínicos e farmacêuticos
  • O Dia Internacional do Rock e o RFID 
  • Desvende alguns mitos envolvendo o RFID x a Privacidade
  • PROCESSO DE RECEBIMENTO NO ARMAZÉM: DICAS VALIOSAS

Recent Comments

Nenhum comentário para mostrar.

Featured Posts

  • BOPP ou Couchê: Qual é o Ideal para Congelados?

    0 comments
  • A tecnologia RFID em laboratórios clínicos e farmacêuticos

    0 comments
  • Dia Internacional do Rock

    O Dia Internacional do Rock e o RFID 

    0 comments
  • Desvende alguns mitos envolvendo o RFID x a Privacidade

    0 comments
  • PROCESSO DE RECEBIMENTO NO ARMAZÉM: DICAS VALIOSAS

    0 comments

Comentários recentes

    Archives

    • Julho 2024
    • Junho 2024
    • Julho 2023
    • Abril 2023
    • Março 2023
    • Setembro 2022
    • Agosto 2022
    • Julho 2022
    • Junho 2022
    • Março 2022
    • Dezembro 2021
    • Fevereiro 2021
    • Janeiro 2021
    • Dezembro 2020
    • Novembro 2020
    • Outubro 2020
    • Setembro 2020
    • Agosto 2020
    • Junho 2020
    • Maio 2020
    • Abril 2020
    • Dezembro 2019
    • Novembro 2019
    • Setembro 2019
    • Agosto 2019
    • Junho 2019
    • Maio 2019
    • Abril 2019
    • Dezembro 2018
    • Novembro 2018
    • Outubro 2018
    • Julho 2018
    • Maio 2018
    • Abril 2018
    • Dezembro 2017
    • Outubro 2017
    • Julho 2017
    • Junho 2017
    • Maio 2017
    • Fevereiro 2017
    • Janeiro 2015

    Categories

    • Aplicações do RFID
    • Automação de Processos
    • Etiquetas de identificação
    • Gestão de Inventário
    • Gestão de Operações
    • Identificação e Captura de Dados
    • Internet das Coisas
    • Sem categoria
    • Sobre o RFID

    Meta

    • Iniciar sessão
    • Feed de entradas
    • Feed de comentários
    • WordPress.org
    • GET SOCIAL
    CabtecKyubi

    Telefone: +55 31 2125-9000
    Email: cabtec@cabtec.com.br

    Matriz
    Rua Timbiras 1754 10º Andar | Lourdes
    Belo Horizonte | MG 30140-061 | BRASIL

    Filial
    Alameda Terracota, 185 - Sala 510 e 511
    Cerâmica - Network Business Tower
    São Caetano do Sul | SP 09531-190 | BRASIL

    Cabtec Suprimentos
    Rua Lagoa Santa 224 | Carlos Prates
    Belo Horizone | MG 30710-090 | BRASIL

    © 2023 Todos os direitos reservados.

    TOP