A tecnologia RFID (Radio Frequency Identification ou, no português, Identificação por Radiofrequência) possibilita a identificação de ativos (objetos, pessoas, veículos, animais, medicamentos, etc) por meio de sinais de rádio, de forma automática.
Um sistema RFID é composto por tags, antenas e leitores ou coletores, que trabalham em conjunto para melhorar a forma como os ativos são gerenciados.
Sendo assim, no post de hoje mostraremos quais são as principais vantagens da tecnologia RFID. Confira!
O que você vai encontrar neste artigo:
Quais são as vantagens da tecnologia RFID?
#1. Elimina falhas humanas
Por mais que os colaboradores estejam bem treinados, erros ainda podem ser cometidos por eles.
E erros, por menores que sejam, geram retrabalhos, prejuízos e muitas dores de cabeça. E isso impacta negativamente nos resultados da empresa.
Uma das principais vantagens do sistema RFID é que ele elimina as falhas humanas, geradas nos processos de verificação e coletas manuais de dados.
Como a tecnologia RFID coleta os dados automaticamente por meio de sinais de rádio, com o auxílio das tags, antenas e leitores ou coletores, ela evita erros e torna os processos muito mais confiáveis.
#2. Agiliza e torna mais assertivo o processo decisório
Com dados mais precisos, entregues de forma rápida, o processo decisório é drasticamente melhorado.
Os gestores podem detectar problemas e oportunidades assim que elas surgem e tomar medidas mais assertivas, o que ajuda a alavancar os resultados da empresa.
Uma transportadora que possui caminhões com tags RFID e checkpoints instalados nas vias, por exemplo, pode detectar a posição deles em tempo real, mesmo em regiões que não possuem internet nem energia elétrica.
E em caso de roubos e acidentes, os gestores podem tomar uma decisão rápida (como contatar os serviços de emergência, acionar o seguro, enviar outro caminhão para entregar a carga avariada, etc). Isso ajuda a contornar o problema e evitar grandes prejuízos.
#3. Melhora significativamente o gerenciamento dos ativos
O sistema melhora o gerenciamento dos ativos porque evita erros e torna o processo decisório muito mais rápido e assertivo.
Com a tecnologia RFID, os gestores de um supermercado podem, por exemplo, fazer o balanço de todos os produtos no estoque e também dos colocados nas gôndolas em pouco tempo, de forma assertiva.
Isso permite que eles tenham total controle sobre as mercadorias que entram e saem do supermercado. E, também possam atribuir tarefas à equipe e tomar medidas rápidas para contornar problemas e aproveitar oportunidades.
#4. Reduz os custos dos processos
Processos de verificação e coleta manuais de dados são muito custosos, pois:
- Levam muito tempo para serem realizados (horas, dias ou até mesmo semanas);
- Exigem a participação de uma grande quantidade de profissionais;
- Requerem um grande número de equipamentos;
- Não são tão precisos e podem gerar erros, retrabalhos e prejuízos.
Por automatizar esses processos, agilizá-los e torná-los mais assertivos, o sistema RFID acaba reduzindo seus custos, o que é benéfico para o caixa principalmente em épocas de crise econômica.
#5. Aumenta a produtividade da equipe
Ao passar menos tempo coletando e verificando dados manualmente, a equipe acaba tendo seu desempenho e produtividade aumentadas.
E com o tempo ganho, tanto os gestores com os profissionais podem:
- Se concentrar em tarefas mais importantes para o negócio;
- Achar formas de otimizar e agilizar ainda mais os processos;
- Inovar, para atrair mais clientes e fortalecer a presença da empresa no mercado.
Essas são as principais vantagens geradas pela tecnologia RFID. Todas elas contribuem para a melhoria dos resultados das empresa e a ajuda a se destacar no mercado em que atua.
Viu só quantas vantagens a tecnologia RFID gera? Então aproveite para conhecer as soluções RFID da Cabtec ou entrar em contato conosco para tirar as suas dúvidas!