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RFID NA GESTÃO DE ESTOQUE: COMO UTILIZÁ-LA

RFID na gestão de estoque é uma das aplicações da tecnologia mais buscadas pelos clientes que nos procuram com demandas.

Entretanto, sempre que você precisa rastrear algo, você pode e deve utilizar a tecnologia RFID a seu favor.

Para que é utilizada a tecnologia RFID?

Além da contagem de produtos em si, pela capacidade de caracteres que é possível gravar em uma tag RFID, informações do produto como data de validade, peso, procedência, local de armazenagem, entre outros, poderão ser rastreadas.

Pensando nisso, a identificação com RFID permite que sua empresa, além de realizar a identificação e contagem com mais velocidade do estoque, você pode rastreá-lo em toda a sua cadeia produtiva, garantindo maior credibilidade ao seu cliente final.

O que devo levar em consideração ao adotar a tecnologia RFID?

Primeiramente, é importante você saber que não são todas as aplicações em que o RFID é mais indicado para rastreabilidade.

Nesse sentido, para que o RFID seja bem implantado, é importante que o seu projeto evolua, passando por três fases fundamentais:

Complexidade do projeto

Em outras palavras, e, como dito em outros conteúdos aqui do Blog, menos é mais. Quanto mais complexo, cheio de detalhes e premissas o seu projeto for, mais difícil será a sua implementação.

Por isso, começe com algo simples e dividir o projeto em ondas que serão avançadas a medida que objetivos estratégicos forem cumpridos.

Compatibilidade com a atual infraestrutura

Além disso, a sua atual infraestrutura, seja disposição do estoque, localização do armazenamento dos produtos (indoor ou outdoor), espaço físico de entrada e saída de acesso aos materiais, interfere diretamente no sucesso da implementação da tecnologia.

Inclusive, esses fatores poderão inviabilizar o início das fases de implementação imediato.

Rastreabilidade

Da mesma forma, o tipo de material a ser identificado com a tecnologia RFID, interfere diretamente na sua aplicabilidade.

Aquele impedimento do passado, por exemplo, de identificar produtos de metal, não existe mais, a tecnologia avançou bastante.

Porém, um estudo profundo deve ser feito antes da tomada de decisão.

Por isso, é importante você executar as fases de implementação do RFID.

Fases de implantação do RFID

Sob o mesmo ponto de vista do que você deve levar em consideração ao adotar a tecnologia RFID, é importante que execute os três estágios ou fases de adaptação do RFID com muita cautela.

  • Fase 1 – Iniciação: Essa fase se refere ao momento das pesquisas sobre as demandas necessárias para sua implementação e quais as oportunidades e ganhos serão observados com ela. Para isso, você utilizará as considerações que citei acima.
  • Fase 2 – Experimentação: Um projeto de RFID sem um teste piloto corre um grande risco de necessitar de ajustes no futuro. Então pilotar o escopo do seu projeto em um percentual da sua realidade é de fundamental importância.
  • Fase 3 – Implantação: Você já analisou a complexidade, compatibilidade e rastreabilidade, já testou e fez ajustes e está pronto para implementar de fato a tecnologia na sua operação e treinar os usuários de forma que a nova cultura de identificação seja aplicada em sua totalidade por toda empresa.

O RFID na Gestão de Estoque

Conforme citei anteriormente, a gestão de estoque é uma das aplicações do RFID dentre inúmeras que você pode descobrir.

E, para implantar em seu estoque os principais pontos que influenciarão na aprovação do seu projeto são o ROI e os seus benefícios.

Em nosso dia a dia, analisando os cenários que nos são trazidos pelos clientes, identificamos três principais queixas que levam a avaliação da gestão do estoque com RFID:

  1. Roubo e avaria de estoque
  2. Estocagem em localização diferente da informada pelo Sistema de Gestão de Estoque (WMS)
  3. Compras desnecessárias em função de furo de estoque

Você precisará dominar esse cenário dentro da sua empresa para identificar as perdas que a falta de gestão de estoque está causando e justificar o custo de implementação da nova tecnologia.

Principais vantagens do RFID

Em suma, se você fizer bem feito o “para casa” inicial de preparação para a implantação do seu projeto de RFID, certamente os benefícios serão percebidos por toda organização e são eles:

  1. Rastreamento adequado e preciso dos itens de estoque;
  2. Redução de custo com identificação, já que a etiqueta RFID pode possuir um ciclo de vida maior, de acordo com a sua especificação;
  3. Agilidade na entrega das informações referentes a contagem de estoque;
  4. Satisfação do seu cliente interno e final em função da transparência das informações.

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Ok, por que ID Label?

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Possui também recursos próprios de pesquisa e desenvolvimento para a atualização constante de seus produtos.

Esses fatores se combinam para melhorar a cada dia os produtos que fornecemos.

Além disso, podemos personalizar as etiquetas ou Tag’s RFID para nossos clientes de acordo com suas necessidades devido à nossa capacidade de desenvolvimento e fabricação.

Quando recebemos uma requisição de etiquetas ou Tag’s RFID, podemos propor a melhor solução porque não somos intermediários, mas fabricantes, e desenvolvemos nossos próprios produtos com alto nível de confiabilidade.

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  • YEAR 2015
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