Progressively harness
RFID NA GESTÃO DE ESTOQUE: COMO UTILIZÁ-LA
RFID na gestão de estoque é uma das aplicações da tecnologia mais buscadas pelos clientes que nos procuram com demandas.
Entretanto, sempre que você precisa rastrear algo, você pode e deve utilizar a tecnologia RFID a seu favor.
Para que é utilizada a tecnologia RFID?
Além da contagem de produtos em si, pela capacidade de caracteres que é possível gravar em uma tag RFID, informações do produto como data de validade, peso, procedência, local de armazenagem, entre outros, poderão ser rastreadas.
Pensando nisso, a identificação com RFID permite que sua empresa, além de realizar a identificação e contagem com mais velocidade do estoque, você pode rastreá-lo em toda a sua cadeia produtiva, garantindo maior credibilidade ao seu cliente final.
O que devo levar em consideração ao adotar a tecnologia RFID?
Primeiramente, é importante você saber que não são todas as aplicações em que o RFID é mais indicado para rastreabilidade.
Nesse sentido, para que o RFID seja bem implantado, é importante que o seu projeto evolua, passando por três fases fundamentais:
Complexidade do projeto
Em outras palavras, e, como dito em outros conteúdos aqui do Blog, menos é mais. Quanto mais complexo, cheio de detalhes e premissas o seu projeto for, mais difícil será a sua implementação.
Por isso, começe com algo simples e dividir o projeto em ondas que serão avançadas a medida que objetivos estratégicos forem cumpridos.
Compatibilidade com a atual infraestrutura
Além disso, a sua atual infraestrutura, seja disposição do estoque, localização do armazenamento dos produtos (indoor ou outdoor), espaço físico de entrada e saída de acesso aos materiais, interfere diretamente no sucesso da implementação da tecnologia.
Inclusive, esses fatores poderão inviabilizar o início das fases de implementação imediato.
Rastreabilidade
Da mesma forma, o tipo de material a ser identificado com a tecnologia RFID, interfere diretamente na sua aplicabilidade.
Aquele impedimento do passado, por exemplo, de identificar produtos de metal, não existe mais, a tecnologia avançou bastante.
Porém, um estudo profundo deve ser feito antes da tomada de decisão.
Por isso, é importante você executar as fases de implementação do RFID.
Fases de implantação do RFID
Sob o mesmo ponto de vista do que você deve levar em consideração ao adotar a tecnologia RFID, é importante que execute os três estágios ou fases de adaptação do RFID com muita cautela.
- Fase 1 – Iniciação: Essa fase se refere ao momento das pesquisas sobre as demandas necessárias para sua implementação e quais as oportunidades e ganhos serão observados com ela. Para isso, você utilizará as considerações que citei acima.
- Fase 2 – Experimentação: Um projeto de RFID sem um teste piloto corre um grande risco de necessitar de ajustes no futuro. Então pilotar o escopo do seu projeto em um percentual da sua realidade é de fundamental importância.
- Fase 3 – Implantação: Você já analisou a complexidade, compatibilidade e rastreabilidade, já testou e fez ajustes e está pronto para implementar de fato a tecnologia na sua operação e treinar os usuários de forma que a nova cultura de identificação seja aplicada em sua totalidade por toda empresa.
O RFID na Gestão de Estoque
Conforme citei anteriormente, a gestão de estoque é uma das aplicações do RFID dentre inúmeras que você pode descobrir.
E, para implantar em seu estoque os principais pontos que influenciarão na aprovação do seu projeto são o ROI e os seus benefícios.
Em nosso dia a dia, analisando os cenários que nos são trazidos pelos clientes, identificamos três principais queixas que levam a avaliação da gestão do estoque com RFID:
- Roubo e avaria de estoque
- Estocagem em localização diferente da informada pelo Sistema de Gestão de Estoque (WMS)
- Compras desnecessárias em função de furo de estoque
Você precisará dominar esse cenário dentro da sua empresa para identificar as perdas que a falta de gestão de estoque está causando e justificar o custo de implementação da nova tecnologia.
Principais vantagens do RFID
Em suma, se você fizer bem feito o “para casa” inicial de preparação para a implantação do seu projeto de RFID, certamente os benefícios serão percebidos por toda organização e são eles:
- Rastreamento adequado e preciso dos itens de estoque;
- Redução de custo com identificação, já que a etiqueta RFID pode possuir um ciclo de vida maior, de acordo com a sua especificação;
- Agilidade na entrega das informações referentes a contagem de estoque;
- Satisfação do seu cliente interno e final em função da transparência das informações.
Podemos te ajudar nisso! A ID Label foi criada por investidores com forte presença no Brasil e no exterior, veio para oferecer soluções modernas para os diversos segmentos de mercado e aplicações específicas em RFID!
Ok, por que ID Label?
A ID Label possui total capacidade de fabricação graças a uma fábrica com os mais modernos maquinários.
Possui também recursos próprios de pesquisa e desenvolvimento para a atualização constante de seus produtos.
Esses fatores se combinam para melhorar a cada dia os produtos que fornecemos.
Além disso, podemos personalizar as etiquetas ou Tag’s RFID para nossos clientes de acordo com suas necessidades devido à nossa capacidade de desenvolvimento e fabricação.
Quando recebemos uma requisição de etiquetas ou Tag’s RFID, podemos propor a melhor solução porque não somos intermediários, mas fabricantes, e desenvolvemos nossos próprios produtos com alto nível de confiabilidade.